Pesquisar este blog

domingo, 21 de novembro de 2010

Leis aprovadas para não serem cumpridas
Deputados e senadores são pródigos para criar leis inúteis, bem como nas câmaras onde existem vereadores ignorantes e analfabetos


A exemplo do que ocorre em Brasília, onde alguns deputados e  senadores são pródigos em criar leis inúteis muitas delas impraticáveis e inaplicáveis na vida do povo, na maioria das câmaras municipais espalhadas por esse imenso país, onde não faltam vereadores analfabetos, ignorantes  e  energúmenos, é rica a “criatividade” dos tais edis em apresentar ao plenário e por estes aprovadas leis inconstitucionais, aberrações jurídicas e propostas sem o menor senso de responsabilidade legal. Em que pese ser um parlamentar respeitado, o senador Cristóvam Buarque acaba de ingressar neste time de estúpidos, ao propor emenda constitucional visando alterar o art. 5.° da Constituição Federal incluindo entre as garantias fundamentais,a “busca da felicidade”. Como que a uma assinatura de uma lei, de um momento para o outro, buscar a felicidade passe a ser algo inerente ao indivíduo. Coisas de Brasília!


Mas as câmaras municipais batem recorde em iniciativas despropositadas e com único intuito de expor seu autor ao seu minuto de fama, ao ridículo. Em São José do Rio Preto (SP), a exemplo de outras cidades, já está em vigor uma dessas leis estúpidas, eivadas de insensatez e falta de objetividade. E o pior é que a prefeitura sancionou tal sandice. Trata-se da proibição do uso de celulares no interior das agências bancárias sob a alegação de que bandidos ali permanecem e avisam por meio do telefone da saída das pessoas eventualmente com dinheiro na bolsa, no bolso e estes são assaltados do outro lado de fora do banco. Está aí o exemplo de uma lei feita sob medida para não ser cumprida.


Muitas vezes, em que pese haver lei determinando que não possa demorar nas filas e isto  não é  cumprido, somos obrigados à permanecer dentro de uma agência bancária muitas vezes por mais de horas. No aguardo de ser atendido por gerentes, na resolução de algum impasse, algum documento faltante, etc. E, nesse momento, somos obrigados a usar o telefone para avisar na empresa, na escola ou em casa da eventual demora. E, no caso de um funcionário que está à serviço e muitas vezes precisa preencher algo, um cadastro, uma informação ao gerente, ao funcionário e tenha que ligar para obter alguma informação, orientação, etc. E como fica ? Algué m esqueceu a senha, o número da conta a ser feito o depósito, enfim... Vai sair para ligar da rua ?
Em Araçatuba (SP), outra lei desse rol das estúpidas e já sancionada pelo prefeito, obriga as agências de bancos a dotarem as filas de algum tipo de biombo, uma separação material que impeça quem está na fila de ver o que ocorre em sua frente , ou seja, de como o cliente anterior está sendo atendido. Esta é mais uma lei burra, pois na verdade, vai criar anteparos onde os bandidos possam se esconder na troca de tiros com vigilantes, pondo em risco a vida das pessoas. Ora! As pessoas precisam se conscientizar de que o cuidado no manuseio do dinheiro depende de cada um. Sacar altas quantias, se expor contando dinheiro é algo que pode ser evitado. Não são essas leis burras que vão resolver ou diminuir os roubos nos bancos. Ess es vereadores na busca dos holofotes da mídia, não medem conseqüências  ao apresentarem  propostas mirabolantes que na verdade vão mais atrapalhar do que ajudar o dia a dia do povo.


Por: Iranilson  Alves da Silva

Escola Municipal Parque São Carlos comemora o Dia da Consciencia Negra



apresentação de alunas do CRASE/Coração de Mãe
A direção da Escola Municipal Parque São Carlos, juntamente com a equipe Pedagógica, realizou antecipadamente o Dia da Consciência Negra, no dia 19 de Novembro, nos período matutino e vespertino, onde os estudantes apresentaram diversas manifestações culturais, relacionadas com a luta em prol da igualdade de direitos e fora o preconceito. O Dia da Consciência Negra, comemora-se no dia 20 de Novembro, de cada ano. Vale ressaltar que a Profª Thebis (Matemática), juntamente com alunos do 9º anos, Profª Cristina Modesto, Luciana Nascimento, Ana Cristina Cordeiro, Hildete, Giane, e Letícia, organizaram uma mega exposição, em uma sala escura, enfatizando o tema: Consciência Negra, e as personalidades Negra, em destaque no mundo, além apresentar um vídeo para todos os alunos da unidade escolar, momento em que era convidados a visitar a sala pelos alunos do 9º anos. 
Alunos do 9º ano apresentando dança
 Um dos pontos marcante foi a explanação sobre a importância da data, apresentada pelo Profº André, integrante da Equipe do CRASE - Coração de Mãe, que também executou diversos números de dança, capoeira e samba de roda.

Poeta Marcelo Cordeiro, interpreta Poesia em homenagem a Palmares
 Toda manifestação cultural executadas pelos alunos foram de encontro com a lei 10.639, de 9 de Janeiro de 2003, que incluiu o dia 20 de Novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. 
A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas com aulas sobre os temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, propiciarão o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.






Profº de Capoeira André (CRASE) palestrou sobre o Grande Líder Zumbi e falou da Historia da Capoeira



Profº André do CRASE/ Coração de Mãe, palestrando sobre a importância do Dia 20/11
 O Profº André, iniciou falando que Zumbi foi o grande líder do quilombo dos Palmares, respeitado herói da resistência anti-escravagista.
Profº André 
 Enfatizando que Pesquisas e estudos indicam que nasceu em 1655, sendo descendente de guerreiros angolanos. E que foi capturado em povoado do Quilombo quando garoto por soldados e entregue ao padre Antonio Melo, de Porto Calvo. Criado e educado por este padre, o futuro líder do Quilombo dos Palmares já tinha apreciável noção de Português e Latim aos 12 anos de idade, sendo batizado com o nome de Francisco. Padre Antônio Melo escreveu várias cartas a um amigo, exaltando a inteligência de Zumbi (Francisco). 
Alunos jogando Capoeira
Em 1670, com quinze anos, Zumbi fugiu e voltou para o Quilombo. Tornou-se um dos líderes mais famosos de Palmares. "Zumbi" significa: a força do espírito presente. Baluarte da luta negra contra a escravidão, Zumbi foi o último chefe do Quilombo dos Palmares.
O nome Palmares, segundo o Profº André, foi dado pelos portugueses, devido ao grande número de palmeiras encontradas na região da Serra da Barriga, ao sul da capitania de Pernambuco, hoje estado de Alagoas. Os que lá viviam chamavam o quilombo de Angola Janga (Angola Pequena).
Aluno Adão mostra habilidade com a Capoeira
 Palmares constituiu-se como abrigo não só de negros, mas também de brancos pobres, índios e mestiços extorquidos pelo colonizador.
Profº RAFA, com o Grupo de Capoeira da E.M.Parque São Carlos
 Os quilombos, que na língua banto significam "povoação", funcionavam como núcleos habitacionais e comerciais, além de local de resistência à escravidão, já que abrigavam escravos fugidos de fazendas. No Brasil, o mais famoso deles foi Palmares.
Alunas apresentam o Samba de Roda
O Quilombo dos Palmares existiu por um período de quase cem anos, entre 1600 e 1695, comentou André, que completou, "no Quilombo de Palmares (o maior em extensão), viviam cerca de vinte mil habitantes. Nos engenhos e senzalas, Palmares era parecido com a Terra Prometida, e Zumbi, era tido como eterno e imortal, e era reconhecido como um protetor leal e corajoso. Zumbi era um extraordinário e talentoso dirigente militar. Explorava com inteligência as peculiaridades da região.
Grupo de Capoeira do São Carlos
 No Quilombo de Palmares plantavam-se frutas, milho, mandioca, feijão, cana, legumes, batatas. Em meados do século XVII, calculavam-se cerca de onze povoados. A capital, era Macaco, na Serra da Barriga.

A Domingos Jorge Velho, um bandeirante Paulista, vulto de triste lembrança da história do Brasil, foi atribuído a tarefa de destruir Palmares.
 Para o domínio colonial, aniquilar Palmares era mais que um imperativo atribuído, era uma questão de honra. Em 1694, com uma legião de 9.000 homens, armados com canhões, Domingos Jorge Velho começou a empreitada que levaria à derrota de Macaco, principal povoado de Palmares.
 Segundo Paiva de Oliveira, Zumbi foi localizado no dia 20 de Novembro de 1695, vítima da traição de Antônio Soares. “O corpo perfurado por balas e punhaladas foi levado a Porto Calvo. A sua cabeça foi decepada e remetida para Recife onde, foi coberta por sal fino e espetada em um poste até ser consumida pelo tempo”.
Especialista em Educação Simone Gomes
Finalizando o Profº André disse ainda que o Quilombo dos Palmares foi defendido no século XVII durante anos por Zumbi contra as expedições militares que pretendiam trazer os negros fugidos novamente para a escravidão. O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.


terça-feira, 16 de novembro de 2010



Galo vence Douradenses amigos de Isaias em jogo amistoso

Fotos: Juvenal Moreira 
O Jogo teve direito ao Hino Nacional Brasileiro
Joãozinho recebendo a homenagem
O Master Clube Recanto do Galo, recebeu no dia 15 (segunda feira),por volta das 9 horas, em jogo amistoso, no campo do bairro Santo André, uma equipe de jogadores veteranos da cidade de Dourados/MS, intitulados de "Amigos do Isaías". 


Após o confronto foi somente confraternização
O confronto foi marcado pelo bom futebol, de toques rápidos, criativos por ambas as equipes. Os visitantes tentaram impor um rítimo forte no início do combate, viabilizando o domínio das ações com Macarrão e Xiquinho, além de fazer uma constante ligação com o atacante Isaías, que não teve sucesso nas suas finalizaçãoes.
O vereador Jorginho do Gás entrega homenagem ao Palhinha
 O elenco treslagoense, que teve o goleiro Jean, como grande destaque, seguido dos meios campistas: Cidão, Reinaldinho e Ney Dagnes Ferreira, fizeram importantes triangulações, chegando ao gol adversário por diversas vezes. Mas, apesar do bom futebol apresentado pelas duas equipes o primeiro tempo findou-se em zero a zero.
Que fome heim Joãozinho?
 No segundo tempo de jogo, as duas equipes retornaram completamente alteradas com atletas descansados e apesar do sol escaldante, todos envolvidos na partida dentro de campo, mantiveram o mesmo padrão de toques de bola, chutando e perdendo gols.
Galo abraçado com o Dorival e o João 
 Ao 10 minutos do segundo tempo a representação do Master Clube Recanto do Galo, colocou em campo o centro avante Artilheiro Robgol, que aos 23 minutos abriu o placar, justificando o apelido.
Denilson, Cazão e Xiquinho
 O embate que mais uma vez contou com o  brilhante trabalho de arbitragem do Jornalista e Professor de Educação Física: Juvenal Moreira, terminou com o placar favorável ao time de Três Lagoas, pelo placar de  01 x 00.




Recepção e homenagem


Deputado Eduardo Rocha entrega homenagem ao Joãozinho
Após o embate no campo gramado do Bairro Santo André, os visitantes foram recebidos na sede do Master Clube Recanto do Galo, onde foi oferecido um mega churrasco, com animação do
Os Caçulas
 GRUPO MUSICAL OS CAÇULA e sem dúvida, regado a 15 caixas de SKOL e refrigerantes para as crianças, tendo como marco oficial a entrega de homenagem para o Deputado Estadual Eleito Eduardo Rocha, Amarildo Ferreira Marco (Palhinha) e Joãozinho da equipe visitante que levou como lembrança de Três Lagoas, uma camisa número 10 do Master Clube Recanto do Galo.

A festa contou com familiares de diversos atletas, inclusive o Iasaías, mostrou suas habilidades na pista de dança do salão do Master clube Recanto do Galo, dançando com sua própria esposa.



Galo vence também no jogo de Truco



Deputado Eduardo Rocha com os Truqueiros/TL
Durante as homenagem e almoço, os Douradenses foram desafiados a sentarem na mesa de truco em trio. Vale ressaltar que nessa modalidade, não apresentaram conhecimento, técnica e malícia suficiente para equilibrar pelo ao menos,
 algumas partidas com os truqueiros reservas do Clube Treslagoenses. "Como jogador de truco, os Douradenses são bons de bola", brincou Jair Queijinho, último campeão de truco no Campeonato de Truco Bananinha de Boliche.


Ficha técnica: Os visitantes jogaram com: Cidão, Xiquinho, Jorge, Óscar, Márcio, vitamina, Cazão, Macarrão, Denilson, Joãozinho, Valdeci, Ramão, Isaías e Gato Mestre.


O Master Clube Recanto do Galo jogou e venceu pelo placar de um a zero com: Jean, Rafinha, Robertão, Vardão, Caquinho, Reinaldinho, Pedrinho, Jedson, Diogão, Ney, Adilson, Dioclécio, Bertoni, Pedrinho, Perna Rocha, Robgol, Chicão, Tevez e Puga. Técnico: Galo.
Dr. Ismar Guedes ao lado do irmão festejando a vitória do Master Clube Recanto do Galo,  e batendo um papo com o eterno lateral esquerdo Vero.
O meio campista Cidão, considerado como o cérebro da equipe, curtindo sua esposa Profª Maria Diogo, futura presidente do SINTED - Sindicatos dos Professores em Três Lagoas
O Presidente do Master Clube Recanto do Galo, Jurandir da Silva Ribeiro, homenageia senhora, Benedita Camilo dos Anjos, de 109 anos de idade, nascida aos 13 dias do mes de abril de 1901.


Dr. Jose Theodoro e o meio campista Edmilson, contundidos não fizeram parte da partida
Meia Esquerda Jedson, o meia direita Tourão,  Centro-avante Robgol e o craque Naninha.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Encerramento da 7ª Semana Jurídica da Unisalesiano

Iranilson de terno entre os colegas de Curso
Não poderia deixar de parabenizar meu grande amigo Iranilson Silva, Acadêmico do 4º termo do Curso de Direito, na UNISALESIANO, na cidade de Araçatuba/SP. Iranilson Silva, é jornalista e atuou com muita responsabilidade na cidade de Três Lagoas/MS/Brasil. Hoje,  escreve uma conceituada coluna no WWW.TUTUBE.COM.BR. Acesse e confira o trabalho do futuro DR. (Advogado).
A galera da Universidade, festeja juntamente com o Iranilson Silva, o sucesso da 7ª Semana Jurídica

domingo, 14 de novembro de 2010

Dilma socorre aliados e povo paga a conta


DILMA REPASSOU QUASE 250 MILHÕES PARA ALIADOS.
É AQUI QUE SE EXPLICA COMO NASCE A MÃE DE TODA CORRUPÇÃO.
E NÓS VAMOS PAGAR ESSA CONTA OU VCS. ACHAM QUE BRADESCO E OUTROS "BONDOSOS" DOADORES VÃO DEIXAR BARATO ?

Iranilson

VEJA O LINK: 

http://www1.folha.uol.com.br/poder/830314-dilma-socorreu-aliados-com-r-2238-mil-no-final-do-1-turno.shtml

Enem a incompetência institucionalizada


Jornalista e Acadêmico de Direito: Iranilson
Iranilson analisa o "imbróglio" do ENEM



O recente episódio envolvendo a realização do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio que mais uma vez virou caso de polícia e de justiça serve como um exemplo da falta de seriedade, de responsabilidade por parte daqueles que deveriam cumprir seus deveres funcionais à frente de repartições públicas com a capacidade de gerir, de administrar, aplicar esses exames dentro da ética, do respeito aos resultados a serem apresentados, já que os números apresentados pelo MEC servem como parâmetro, como balizamento para o ingresso em várias universidades. 


Leia mais na COLUNA DO IRANILSON NO....


                                 www.TUTUBE.COM.BR

Clube Treslagoense de Aeromodelismo faz palestra na Escola Municipal Parque São Carlos



Fotos: Juvenal Moreira
Vadico e o Dr. Douglas
Drº Douglas, distribuindo convites aos Estudantes
Com a presença do Dr. Douglas Henry Borges, conceituado médico na cidade de Três Lagoas, e grande incentivador do Aeromodelismo no municipio de Três Lagoas/MS/BRASIL, o Clube Treslagoense de Aeromodelismo, realizou uma empolgante palestra na Escola Municipal Parque São Carlos, na sexta feira (12/11), por volta das 15hs. para mais de 50 alunos do 9º ano do ensino fundamental, onde contou como palestrante, uma grande personagem do mundo da aviação. Conhecido por VADICO, membro honorário da Força Aérea Brasileira, que fez um importante relato histórico da aviação brasileira e falou da sua paixão pela aeromodelismo, além de enaltecer os praticantes deste esporte em Três Lagoas, vindo por convidar alunos e familiares a prestigiar a 3ª FESTA: Denominada de :
 FESTIVAL TRESLAGOENSE DE AEROMODELISMO, que será nos dias 12, 13, 14 e 15/11 com atrações como: X Night Fly - Vôo Noturno, que será no Sábado, com praça de diversão e alimentação e que terá ônibus gratuito para o local, com saída da Praça Ramez Tebet, passando pela Avenida Filinto Muller, com destino ao local da Festa que fica no HARAS JAÓZINHO  - BR 158, KM 263 - Saída para a cidade de Selvíria. O evento será realizado nos dias: 12, 13, 14 e 15 de Novembro de 2010.


 A HISTÓRIA DO AEROMODELISMO EM TRÊS LAGOAS (www.aerotreslagoas.com)

foto: SITE do Clube
Pista pertencente ao Clube treslagoense, local que ocorrerá o evento

A emoção de voar estas fantásticas máquinas voadoras com os pés no chão. Três Lagoas não poderia ficar para traz com este hobby tão fascinante, com muito trabalho a ATLA - Associação Treslagoense de Aeromodelismo vem ao longo desses anos buscando incentivar o crescimento do aeromodelismo em nossa cidade e região, Lançamos nosso site que estamos aprimorando a cada dia e esperamos que seja do agrado de todos, e que através dele possamos mostrar um pouco do aeromodelismo que praticamos aqui em nossa cidade. Nossa missão: 
Promover o desenvolvimento do aeromodelismo em nossa cidade como um hobby saudável, para se compartilhar entre amigos e familiares, e apoiar as pessoas interessadas em ingressar no hobby.
O esporte modelismo, isso mesmo, aeromodelismo é considerado um esporte, chegou ao Brasil na década de 70 quando os aficcionados pelo hobby adquiriam, junto a casa Aerobrás de São Paulo, os pequenos kits de madeira balsa equatoriano (leve igual isopor) que eram montados e, quando lançados ao vento, eram impulsionados por pequenas hélices movidas pela simples torção de elástico. O hobby foi evoluindo, e logo surgiram os aviões controlados por cabos, os VCC. O avião ficava preso pela extremidade da asa e o piloto realizava vôos circulares ao seu redor. Ainda hoje, encontramos vários praticantes desta modalidade. O piloto Benê Rodrigues de São Paulo é um dos maiores ases desta modalidade. Na década de 80, Celso DeSanti de São Paulo, um aficcionado pelo esporte modelismo, começou a importar aviões radiocontrolados, mais sofisticados, que voavam livremente pelo céu sob o comando do piloto. Airton Senna da Silva, o nosso eterno Senna do Brasil foi um de seus alunos. Da nossa terra, o delegado Frank Corpa também fez parte deste seleto grupo, juntamente com Pedro Pedrossian Filho, o Pepê, filho do nosso ex-governador Pedro Pedrossian. Delegado Frank Corpa, além de ser uma excelência na construção de aeromodelos, foi o grande responsável pela introdução deste hobby em nossa Três Lagoas. Na década de 90 ficou conhecendo Guilherme Alves Garcia, agente fazendário e morador desta cidade, que nutria um grande interesse pelas maquininhas voadoras. Ganhando um pequeno aeromodelo do amigo e compadre Geraldo, de Campo Grande, Guilherme procurou o delegado Frank na ânsia por aprender a pilotar seu belo aeromodelo. Assim, começou a história do aeromodelismo em Três Lagoas. Frank reuniu os amigos Guilherme, Ezequiel e Anuar Capp Hamed, e juntos curtiam bons vôos nos fins de tarde no aeroporto municipal. Em 1997, outro apaixonado pelo hobby, o médico Douglas Henry Borges, recém saído da universidade e vindo trabalhar em nossa cidade, juntou-se ao grupo. Seus instrutores foram o delegado Frank Corpa e Guilherme Garcia. Em uma semana aprendeu a arte do aeromodelismo. Em 1998 fundaram a ATLA (Associação Treslagoense de Aeromodelismo) e, com ajuda de alguns empresários do município, construíram uma pista própria, toda asfaltada (200x16) na saída p/ Brasilândia, em uma área gentilmente cedida em comodato pelo empresário Jefferson Jorge Salomão. As atividades nesta respectiva pista duraram até o ano de 2007, quando uma construção de um alojamento p/ operários da fábrica VCP acabou inutilizando a pista, visto que, para uma total segurança, é proibido o vôo com aeromodelos sobre áreas povoadas. Sem uma pista p/ voar, os aeromodelistas solicitaram junto a administração municipal do aeroporto, uma permissão p/ a prática do esporte no pátio externo do aeroporto. Permissão concedida, os pilotos logo colocaram suas máquinas ao sabor do vento. Com a evolução constante do esporte modelismo, a partir de 1998, um piloto da cidade de Limeira SP chamado Fábio Trento, chamou a atenção do Brasil e do mundo do aeromodelismo, ao pilotar seu avião, um Laser 200, com precisão inigualável. O Laser 200 pertencia a categoria Giant Scale, que são aviões grandes com mais de 2mts de envergadura e impulsionados por potentes motores movidos a gasolina. Fábio difundiu os Giant Scales pelo Brasil. Neste ano, Guilherme Garcia e Douglas Borges entraram neste seleto grupo de pilotos com suas belas e potentes máquinas em escala gigante. Frank Corpa Montou para Douglas Borges um Laser 200 impulsionado por um motor 3W de 80cc, de fabricação alemã. Assim, ganhou os ares de Três Lagoas o primeiro aeromodelo 1/3 de Scala de Mato Grosso do Sul. Em seguida, Guilherme Garcia começou a construção de um EXTRA 300, impulsionado por um motor 3W de 100cc. Desde então, os aficcionados aeromodelistas Treslagoenses não pararam mais. Todos os finais de tarde dos sábados e domingos eles podem ser encontrados no pátio externo do aeroporto municipal, elevando ao céu suas belas máquinas voadoras. Em breve, ainda este mês, estarão voando em pista própria, particular, que está sendo construído em uma área na estância Jaozinho, gentilmente cedida pelo mais novo membro da associação, o engenheiro civil Álvaro Martins. Para os simpatizantes do esporte é sempre um belo prazer dar uma esticada até o aeroporto e ficar, por horas, apreciando o balé dos aeromodelos treslagoenses.
Este é um breve resumo da história do Aeromodelismo no Brasil e em Três Lagoas.

Por: Douglas henry Borges) 



Recreio dirigido na Escola Municipal Parque São Carlos diminue agressividade

Fotos: Juvenal Moreira
Contente aluno exibe o seus crachá de Monitor


Os alunos sentados e muito bem organizados ouvindo uma boa música
O Recreio Dirigido é um projeto que visa um recreio mais organizado e tranqüilo para crianças e adolescentes estudantes na Escola Municipal Parque São Carlos, no Municipio de Três Lagoas/MS/Brasil.
O aluno Igor Félix, aproveita para apresentação de peça de teatro
Coordenados por alunos do 9º anos e professores de Educação Física, a Escola Municipal Parque São Carlos, através dos seus diretores: Profª Viviane da Silva Correa e do diretor adjunto Profº Juvenal Moreira, criaram, desde o início do ano letivo 2010, um projeto que mudou a cara do recreio dos alunos. 

Crianças jogando Tênis de Mesa
É no Recreio Dirigido, que são realizadas atividades organizadas através da participação de todos os alunos.
A ideia do projeto surgiu quando a escola passou por um processo de eleição direta para diretores e foi colocado na proposta de trabalho dos atuais diretores, Viviane e Juvenal. A Escola conta com amplo espaço físico e não era bem aproveitado. Agora com os alunos sendo os monitores, todas as atividades são dirigidas e muito bem ac
ompanhadas com a supervisão dos profissionais de Educação Física, que abraçaram a causa. 
 “As crianças precisam de espaço para correr e brincar, sem isso, elas se agrediam muito e ficavam agitadas”, comentou o professor Juvenal Moreira, atual Diretor Adjunto. .
O projeto é desenvolvido com participação dos alunos,  e de acordo com a Inspetora Ana Cristina Cordeiro, também responsável pelo projeto, nada foi imposto aos alunos. “Passamos de sala em sala falando sobre a proposta do projeto e perguntando às crianças se elas gostariam de participar. Todas adoraram”.

Profº Hagem coordenando o Futsal

As atividades desenvolvidas são brincadeiras, jogos educativos e leitura. Apesar de a escola dispor de poucos materiais, os que existem são bem cuidados pelos alunos. Eles mesmos buscam os brinquedos antes do recreio, e ao final, guardam cada coisa em seu lugar.
A novidade conta com a participação de monitores, que são os próprios alunos. Os monitores ajudam a cuidar das outras crianças e a organizar as brincadeiras. Toda a escola está engajada no projeto nos dois períodos: Matutino e vespertino. 
Tênis de Mesa

Para o aluno Igor Felix, do 6º ano "C", o projeto é muito legal. “Gosto muito desse projeto porque tem muitas brincadeiras diferentes, inclusive músicas”. Para ele, a diferença dos recreios de hoje para quando não havia o projeto é muito gra
nde. “Antes tinha muitas brigas e era bem desorganizado. Agora tem monitores, que são os meus colegas”, completa o garoto.
Entre os professores do período a satisfação também é grande, segundo o Professor Ronaldo Pires da Costa, depois do Recreio Dirigido diminuiu a agressividade entre os alunos e eles chegam pouco mais tranquilos em sala de aula. Além de também haver uma interação maior entre todos.
Profº Serginho  e Cilene Soraia, coordenam o voleibol
 O projeto acontece de segunda a sexta feiras.
Na opinião do Diretor Adjunto Profº Juvenal Moreira, é importante que outras escolas vejam e se espelhem para realizar em suas escolas também. Ele informa que a escola também está aberta a receber ajuda de parceiros que queiram colaborar com brinquedos, materiais esportivos, jogos e livros infantis.