Pesquisar este blog

sábado, 22 de novembro de 2014

Abertas as inscrições para aulas temporárias no Estado




Foi o publicado no Diário Oficial desta quinta-feira(20), o início do período para as inscrições do Cadastro de Reserva de professores habilitados para aulas temporárias da Secretaria de Educação do Estado.

Os inscritos irão atuar em sala de aula no Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação para Jovens e Adultos (EJA), fundamental e médio, para o ano letivo de 2015.

AQUI você acessa a publicação no Diário Oficial na página 10.

Para se inscrever os interessados devem acessar a ficha de inscrição no site www.portaldoprofessor.ms.gov.br. A ficha ficará a disposição até às 17horas de segunda-feira, dia 15 de dezembro de 2014.

Uma das condições para inscrição é ter no mínimo um ano de experiência de regência de classe e formação em licenciatura plena, com comprovação de colação de grau em curso reconhecio pelo MEC(Ministério da Educação).

Seleção de Convocação dos candidatos
- O candidato deverá apresentar o currículo nas unidades escolares do município de
inscrição.
- A seleção dos candidatos será por meio de entrevista feita pela direção da unidade
escolar, em formulário específico.
- A convocação dos candidatos será feita pela unidade escolar de acordo com as vagas
disponíveis.
- A efetivação da convocação será mediante a apresentação das documentações que
comprovem a habilitação de acordo com a ficha de inscrição.
- A não comprovação da habilitação implicará a anulação da inscrição.
- O contrato poderá ser encerrado a qualquer tempo ou quando o titular da vaga
retornar às atividades.

Menos de 1/6 da população pensa em ser Professor aponta pesquisa


Estudo inédito, feito a pedido da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), será divulgado nesta sexta-feira (21), em Brasília
O instituto de pesquisa Data Popular acaba de concluir pesquisa inédita, realizada a pedido da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) em parceria com a Apeoesp - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo -, sobre a importância da educação pública e a qualidade do ensino público no Brasil. O levantamento revela que falta de segurança e violência nas escolas são os principais problemas apontados pela população. Para 89%, existe muita violência nas escolas públicas brasileiras. O estudo A educação e os profissionais da educação será divulgado nesta sexta-feira (21), às 18h30, na Conae (Conferência Nacional de Educação), em Brasília.
O estudo mostra que segurança é o fator mais importante para que a escola seja de qualidade, seguida de valorização dos professores e funcionários.  A falta de perspectiva na carreira é outro ponto a ser analisado: a população considera a profissão de professor o ofício mais importante para que o país tenha um bom futuro, mas apenas 15% gostariam em virar educador.
Para o presidente da CNTE, professor Roberto Franklin de Leão, os números refletem a triste realidade da escola pública brasileira: "Consideramos fundamental ter um instituto de pesquisa qualificado comprovando as informações que os trabalhadores em educação vivenciam no dia a dia da escola. Esse documento revela dados que há tempos a CNTE aponta para a sociedade".
“O estudo reflete o cenário atual da educação pública no Brasil e serve para o desenvolvimento de ações que possam oferecer melhorias para o ensino público brasileiro”, afirma Renato Meirelles, presidente do Data Popular.
A pesquisa também levou em consideração aspectos relacionados à valorização, formação (capacitação) e remuneração dos professores e dos profissionais da educação.  O estudo mostra também que 99% dos brasileiros acreditam que a educação é muito importante para o futuro  do Brasil.  
Valorização do professor
Os entrevistados também entram em consenso quando o assunto é valorização dos professores, já que 98% avaliam que a profissão deveria ser mais valorizada. Na opinião dos brasileiros, oferecer uma educação de qualidade está ligada diretamente à valorização do professor. Por isso, boa parte dos entrevistados acredita que a saída para uma educação de qualidade é ter professores qualificados, bem preparados e com melhores salários. Para 76%, os professores são menos valorizados do que deveriam pela população, enquanto 85% acham que os professores são menos valorizados do que deveriam pelo governo.
Melhores salários
O salário oferecido aos professores da rede pública é considerado ruim ou péssimo para 66% dos consultados. Apenas 8% disseram que é bom. Quando questionados sobre os salários dos professores das escolas privadas, 49% disseram que a remuneração é ótima ou boa. Sendo assim, 98% consideram importante que professores e funcionários das escolas tenham bons salário para que a escola seja de qualidade.
Os entrevistados também reconhecem que o professor deveria ser a profissão com a melhor remuneração. Por outro lado, a maioria acredita que são os médicos, engenheiros e advogados que recebem os salários mais altos. Como forma de valorização, 85% dos brasileiros acreditam que os profissionais da educação deveriam ter um piso salarial nacional que valorize o salário.
Educação de qualidade
Entre os principais benefícios que a educação pública de qualidade pode trazer para a sociedade brasileira, os entrevistados destacaram: redução da violência, combate à pobreza, melhores empregos e formação de bons profissionais. E a maioria (59%) avalia que as escolas públicas estão longe de ter uma educação de qualidade. Outro aspecto abordado no estudo está relacionado ao futuro profissional. Para 48%, os alunos de escolas particulares têm mais chances de ter um bom emprego do que alunosque estudaram na rede pública. Como forma de melhorar a qualidade da educação, 94% são a favor da educação em tempo integral.
Papel dos governos
A responsabilidade dos governos federal, estadual e municipal também alvo da pesquisa. Para 43%, o governo federal é responsável pela educação pública em geral, enquanto 27% atribuem a responsabilidade ao governo municipal. Para melhorar a educação, 87% são favoráveis ao governo destinar 10% do PIB para educação. Hoje, são 6,5%. O tema educação também é levado em consideração na hora de escolher o candidato, já que 72% dos brasileiros se informar sobre educação antes de votar.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa foi realizada em setembro de 2014, com 3 mil pessoas com mais de 16 anos, nas cinco regiões do País.
Serviço
Apresentação da pesquisa: sexta-feira (21 de novembro), às 18h30, na Conae (Conferência Nacional de Educação)
Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), que fica no Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 02, Conjunto 63, Lote 50. Salas 15 e 16, 2º andar.
Informações para a imprensa:
Assessoria de imprensa CNTE
Frisson Comunicação
Tel.: +55 61 3965-8104
Katiuscia Sotomayor – imprensafrisson@gmail.com
Amanda Vieira -  imprensafrisson@gmail.com
Assessoria de imprensa Data Popular
Encaso Comunicação Corporativa
Tel.: +55 11 2950-2849
Ana Paula Soares – ana@encasocomunicacao.com.br

Educação Pública de Qualidade Eu Apoio

Educação Pública - Eu apoio (380x210)

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Governabilidade desafiará o segundo governo Dilma


 
Um País eleitoralmente dividido ao meio, uma sociedade tensa e cheia de problemas, um Congresso fragmentado e alianças que se reproduzem sem eixo programático não são, seguramente, um cenário risonho para nenhum governo.
Serão estes, porém, os termos com que Dilma Rousseff iniciará seu segundo mandato e tentará vencer um conjunto complicado de desafios a partir de janeiro de 2015, depois de ter sido reeleita com 52% dos votos, 3 milhões a mais do que seu adversário Aécio Neves, do PSDB.
A economia parou de crescer, a inflação voltou a latejar, a corrupção permanece viva e o caso Petrobrás tende a se converter numa bola de fogo, a pressionar o sistema político e a fazer arder o entorno do Palácio do Planalto. O PMDB não deverá facilitar as coisas para a presidente, justamente ele, que fornece a coluna vertebral da base aliada que em tese sustentará o novo governo. Há um direitismo querendo emergir como movimento na sociedade e alguns setores de extrema-esquerda não parecem dispostos a dar trégua ao PT, a quem tratam cada vez mais como partido sistêmico.
Para complicar, o PT, ainda que vencedor, amargou uma redução de sua bancada na Câmara dos Deputados (baixou de 88 para 70) e recolheu os votos que lhe deram a vitória nos rincões mais pobres e tradicionais do País, afastando-se dos centros urbanos e dos estados mais pujantes e poderosos. Teve desempenho medíocre em São Paulo, seu berço histórico. E não conseguiu seduzir o conjunto do eleitorado democrático e progressista, pois desqualificou demais a campanha e não apresentou um discurso suficientemente articulado para ir além de promessas vagas e da ênfase na atenção aos mais pobres. Dilma foi eleita pela gratidão dos grotões e pelo apoio crítico, condicionado, de parte do eleitorado urbano.
Mas uma vitória eleitoral, especialmente se obtida na bacia das almas, sempre concede ao vencedor um ânimo adicional. Dilma poderá corrigir o curso de seu primeiro governo e cravar seu nome na história política brasileira como personagem com voz e vontade próprias. Se conseguir realizar, no segundo mandato, algumas das reformas que anunciou genericamente durante a campanha (da economia, da política, da moralidade pública, da educação e da saúde), passará o cargo para seu sucessor reconciliada com o conjunto da sociedade, e não somente com seus eleitores.
Para isso, terá de mostrar habilidade para cuidar da governabilidade, ou seja, da montagem de uma operação política que amplie a legitimidade e a representatividade da Presidência, dê sustentação ao governo e crie condições para que ele coordene um novo ciclo democrático no país. O desafio será ganhar mais capacidade para governar em condições de democracia não sedimentada como cultura e numa sociedade complexa e explosiva.
A governabilidade, no Brasil, sempre foi lida e vivida pela ótica das coalizões parlamentares. Para obtê-las, nossos governantes têm pagado alto preço, chegando, em alguns momentos, a vender a alma ao diabo. Foi assim, por exemplo, no mensalão e no uso recente da Petrobras como moeda de troca e ferramenta de financiamento político-eleitoral. Não se tratou, em nenhum destes casos, de uma deliberada intenção corruptora dos governos petistas, mas simplesmente do acatamento a uma chantagem imposta pelo sistema político aos governantes. Com o passar do tempo, tal chantagem passou a ser vista como “normal”, inevitável, enraizada nas tradições nacionais. Governos progressistas, como foram os do PSDB e os do PT nos últimos 20 anos, aceitaram recolher este pedágio como exigência para que pudessem reformar o Estado e mudar a face da sociedade.
Acontece que este sistema de chantagens e concessões bateu no teto. A sociedade não o autoriza mais. Ainda que seu maior operador, o PMDB, continue a ocupar posição de força no sistema, ele passou a ser visto com mais desconfiança pela opinião pública. Pode ser que se mantenha na condução da dinâmica congressual, mas tenderá a sofrer a concorrência do PSDB e do PSB, partidos que cresceram de forma expressiva e que poderão atuar de modo mais articulado.
O segundo governo Dilma também terá de se haver com a pulverização partidária: terão assento no novo Congresso nada menos do que 28 partidos. Isto, por si só, exigirá muita flexibilidade e saliva das lideranças peemedebistas e petistas, além de forçar a governo a ouvir mais, a contemporizar e a ceder mais.
O desafio da governabilidade democrática estará assim se repondo, com seus quatro vetores típicos. Um, o vetor da composição: com quem irá caminhar o segundo governo Dilma? Continuará pendurado no PDMB ou buscará ampliar a interlocução com os setores parlamentares mais democráticos e à esquerda? Dois, o vetor da valorização institucional, das instituições políticas e antes de tudo do próprio Congresso. Haverá mesmo alguma reforma política e como será ela concebida e negociada? Três, o vetor da capacidade política: terá a presidente disposição pessoal de se dedicar à negociação política ampliada e à elaboração de um discurso governamental que cauterize as feridas abertas pela disputa eleitoral e recomponha o jogo político e social? Caso não tenha, existirão em seu governo pessoas que poderão auxiliá-la nesta tarefa? E quatro, a oposição ao governo saberá se conduzir com firmeza e responsabilidade, atuando de forma propositiva e não somente como um veto player?
O futuro do segundo governo Dilma passará em boa medida pelas respostas que forem dadas a estas questões. Nenhuma das reformas de que o País necessita avançará sem que o Poder Executivo acerte o passo com o Legislativo e trabalhe para facilitar, no Congresso Nacional, o surgimento de uma dinâmica de cooperação entre os que são mais iguais e que sirva para impulsionar a governabilidade democrática e neutralizar os segmentos mais fisiológicos, que amarram e congestionam a vida política.
O momento sugere dificuldades. Mas, por isto mesmo, pode ser propício para gestos de maior grandeza política.


Marco Aurélio Nogueira

Saúde de Três Lagoas implanta uma nova vacina para gestantes


Grávidas de 27 a 36 semanas de gestação devem ser imunizadas contra a Coqueluxe, também conhecida como tosse comprida, a partir desta quarta-feira (5)

Primeira gestante a receber a vacina

Primeira gestante a receber a vacina

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, implantou uma nova vacina para imunização das gestantes e das crianças recém-nascidas contra a coqueluche, doença popularmente conhecida como tosse comprida.
Para tanto, a coordenadora do Setor de Imunização, enfermeira Humberta Azambuja, realizou encontro técnico com as coordenadoras das Unidades de Atenção Básica da Saúde, para explicar os procedimentos básicos da aplicação desta nova vacina, na Rede Pública de Saúde de Três Lagoas.
A reunião aconteceu no recinto do Plenário Legislativo “Toninho do Arapuá”, popularmente conhecido como “Plenarinho” da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (4).
VACINA 
Trata-se da vacina Tríplice Acelular Adulto dTpa, até agora apenas disponível na rede particular de Saúde e que, a partir desta quarta-feira (5), estará disponível em todas as Unidades de Atenção Básica de Saúde (Postos dos Bairros) de Três Lagoas.
Portanto, mulheres grávidas, no período de 27 a 36 semanas de gestação, devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para receber gratuitamente aplicação da nova vacina.
É importante que as gestantes, ao comparecerem na Unidade de Saúde, levem consigo o Cartão de Gestante e também o Cartão de Vacina (pessoal).
“Esta vacina visa proteger a mãe e o recém-nascido (RN)  contra a Coqueluxe (tosse comprida). Doença Infecciosa grave que pode até levar o RN à morte”, explicou  a enfermeira Humberta.

Empresários de Rio Preto demonstram interesse em investir no Porto Seco


Os dois empresários, além de investimentos, têm o intuito de realizar um estudo de custos de operação logística com foco na indústria

Visita ao Distrito Industrial
Visita ao Distrito Industrial
O diretor de Indústria e Comércio, Diógenes Marques, recebeu, na manhã desta terça-feira (04 de novembro), a visita de dois empresários de São José do Rio Preto – SP, atuantes no ramo de estação e despacho aduaneiro que têm interesse em investir no EADI (Estação Aduaneiro do Interior) de Três Lagoas, mais conhecido como Porto Seco.
No intuito de obter mais informações acerca do projeto, os empresários Marcio Marcassa Junior, do Grupo Rio Porte, e José Garieri Neto, da EADI Rio Preto, visitaram, juntamente com o Diretor de Indústria e Comércio, o Distrito Industrial da Cidade.
“A visita desses empresários e de muitos outros que recebemos, mostra como Três Lagoas tem sido destaque no cenário do comércio e processo aduaneiro nacional. Estamos otimistas com a possível liberação do processo e licitação do Porto Seco por parte da Receita Federal, pois temos demanda, necessidade e interesse por parte de investidores”, comentou Diógenes.
Segundo Márcio, ele acompanha o processo e as capacidades de Três Lagoas desde 2009 e com segurança, indicou investimento para o seu amigo Garieri. “Estamos disposto a colaborar com o que for preciso, além disso, faremos um estudo de investimento de operação logística com foco na indústria local. Acreditamos no potencial de Três Lagoas”, ressaltou o empresário.
PORTO SECO
Em 2012, o projeto de viabilidade para implantação do empreendimento já havia sido apresentado a representantes da Receita Federal, mas somente no mês de setembro a prefeita Marcia Moura protocolou em Brasília, o projeto de implantação do Porto Seco para Três Lagoas.
Se autorizada sua implantação, o Porto será construído numa área de 202.059 m² cedida pela Prefeitura, com previsão de circulação de 100 caminhões/dia. A obra está avaliada em torno de R$ 50 milhões.
O EADI, além de atrair mais investimentos ao Município facilitará o escoamento de mercadorias aos portos exportadores, como Santos e Paranaguá, com custos mais baixos e preços mais competitivos. Além de dar celeridade ao processo de escoamento de mercadorias para exportação.

Prefeitura de Três Lagoas abre Concurso Público para mais de 260 vagas


As inscrições serão realizadas exclusivamente no período de 07 de novembro a 09 de dezembro de 2014

Concurso
Concurso
A Prefeita Municipal de Três Lagoas torna pública a abertura de inscrições para a realização de Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de cargos pertencentes ao seu Quadro Permanente de Pessoal. As inscrições serão realizadas exclusivamente no período de 07 de novembro a 09 de dezembro de 2014, apenas pela internet no endereço eletrônico www.fapec.org/concurso.
O candidato deverá recolher a taxa de inscrição no valor de R$100,00 para concorrer à vaga de cargo que exige Nível Superior; R$70,00 para concorrer à vaga de cargo que exige Nível Médio e R$50,00 para concorrer à vaga de cargo que exige Nível Fundamental Completo.
No total, são mais de 260 vagas com carga horária de 20 à 40 horas semanais e remuneração entre R$ 5.000 à R$ 1.200, além de plantonistas que paga de R$ 982,75 à R$ 88,07 dependo do cargo ocupado e período do plantão.
TAXA DE ISENÇÃO
O candidato poderá requerer a isenção do pagamento da taxa de inscrição, com fundamento no art. 4º II, do Decreto 6.135/2007, que se refere a pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e de membros de famílias com baixa renda, considerando aquelas que a renda familiar não ultrapasse três salários mínimos, na forma do Decreto n°.6593/2008, comprovando hipossuficiência econômica/carência recursos financeiros.
DAS PROVAS
As Provas Escritas Objetivas, de caráter eliminatório e classificatório serão realizadas em Três Lagoas em data, horário e endereço a serem divulgados através de edital específico. Porém, a previsão inicial é de que a aplicação da Prova Objetiva seja no dia 25 de janeiro de 2015.
O concurso constará de Provas Escritas Objetivas, específicas para cada cargo, nas seguintes modalidades: Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos, de acordo com a especificidade e o nível de escolaridade que cada cargo exige.


----------
VEJA TAMBÉM 
Prefeitura de Três Lagoas abre concurso público para Educação
---------
LOCAIS
Os locais e horários de realização das Provas constarão em Edital específico, que será publicado no Mural da Prefeitura Municipal, no endereço eletrônico da Prefeitura: www.treslagoas.ms.gov.br, no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, endereço: www.diariomunicipal.com.br/assomasul, no endereço eletrônico www.fapec.org/concurso e, facultativamente, em outros órgãos da imprensa, sendo atribuída aos candidatos a responsabilidade pelo conhecimento dos respectivos locais e horário de realização das provas.

Você pode visualizar o edital completo baixando o anexo abeixo.


Download Concurso Público Edital nº 1

GAECO em Ribas: Polícia lacra Câmara Municipal e vai a casa de vereadores e servidores para apreensões

Por: Kleber Souza
 
 
O Grupo de Combate ao Crime Organizado está nesse momento na Câmara Municipal O Grupo de Combate ao Crime Organizado está nesse momento na Câmara Municipal
O município de Ribas do Rio Pardo amanheceu nesta terça-feira com a Polícia na porta da Câmara Municipal e na casa dos vereadores. Uma operação especial do Gaeco lacrou as portas da Câmara com mandado de busca e apreensão expedido pelo Juiz Substituto do município, Evandro Endo.
Os policiais do Gaeco não deixam ninguém entrar ou sair. A sessão ordinária dos vereadores, que acontece toda terça-feira pela manhã, poderá não ser realizada. A Polícia, segundo o mandato, está em busca domiciliar.
Diversas viaturas do Gaeco estão circulando pelas ruas de Ribas do Rio Pardo neste momento, inclusive estacionada na frente da Câmara Municipal. A população acordou com a notícia circulando por telefone e verbalmente.
No centro da cidade, nos bairros, as pessoas comentam que a Polícia está na Câmara e veio para prender vereadores. Mas, de fato, isto não aconteceu. O vereador Fabiano Duarte, um dos 11 de Ribas do Rio Pardo, encontrou amigos na rua e, sem o menor receio, contou o que aconteceu na sua casa.
“Eu estava dormindo quando bateram forte na porta da minha casa. Fiquei quieto porque era muito cedo, mas aí bateram mais forte ainda. Eu disse: calma aí, to levantando...quem é ? Foi quando responderam é a Polícia, o Gaeco... levantei, abri a porta, vi o mandado e deixei os homi (homens) entrar e pegá (pegar) o que quiser”, conta o vereador.
A redação do Rio Pardo News esteve na Câmara Municipal e conversou com alguns integrantes do Gaeco. Eles disseram que não podem falar a respeito da operação e que a Assessoria de Imprensa vai liberar para todos os órgãos de imprensa mais tarde.
Os policiais estão em busca de documentos, computadores e outras provas de ilícitos penais. O mandado de Busca foi solicitado pelo Ministério Público de Ribas do Rio Pardo, através do Promotor de Justiça Marcos Martins de Brito.
É referente aos autos do processo número 0800847-45.2014.8.12.0041. Os endereços citados no mandado são Rua dos Taveiras, 323, bairro Vista Alegre, e sala do vereador Adalberto Domingues (presidente da Câmara), na Rua Marciana C. Lemos, 64, Santos Dumont.
Outro endereço determinado para os Policiais é Rua Feliciana Maria Francisca, 1.598, Bairro Parque Estoril, casa do do vereador Ângelo da Silva (Vice-Presidente). Eles foram também até ao gabinete do mesmo, na Rua Marciana C. Lemos, 64, Santos Dumont.
Outro endereço é Rua João Fontebassi, 2.031, Bairro Parque Estoril III, e sala do vereador Claudio Lins (2° Secretário), sito a Rua Marciana C. Lemos, 64, Santos Dumont. Os policiais foram também, conforme o mandado de busca, na casa do vereador Diony Érick de Souza Silva (1° Secretário da Câmara), e também no seu gabinete, sito a Rua Marciana C. Lemos, 64, Santos Dumont.
Outro endereço onde os policiais Foram logo cedo, foi a casa do vereador Fabiano Duarte, na Rua José dos Santos, 1.580, Centro Velho, e no seu gabinete, na Rua Marciana C. Lemos, 64, Santos Dumont. A polícia foi também na casa do servidor da Câmara Municipal, Cacildo Pedro Camargo (Diretor Administrativo), na Rua Teóofilo Messias, 616, Jardim dos Trabalhadores, e na sua sala de trabalho, na na Rua Marciana C. Lemos, 64, Santos Dumont. Na Câmara, os policiais foram também buscar documentos na sala do servidor Walter Antônio, o contador da Câmara Municipal.
 
O Grupo de Combate ao Crime Organizado está nesse momento na Câmara Municipal O Grupo de Combate ao Crime Organizado está nesse momento na Câmara Municipal