Pesquisar este blog

sábado, 19 de março de 2016

Artista plástica oferece oficina de mosaico em Três Lagoas


MOSAICOBANDEIRA 
MOSAICOBANDEIRA
A Prefeitura Municipal de Três Lagoas, por meio do Departamento de Cultura, realizará no dia 30 de março a oficina de mosaico com a artista plástica Branca Tanaka, na Biblioteca Municipal Rosário Congro, às 8h30.
A oficina é aberta a toda população três-lagoense, com o foco principal em alunos e professores da rede pública, que possam passar adiante as técnicas de mosaico.
 Para participar da oficina de mosaico não é necessário levar nenhum material, e a inscrição precisa ser feita no Departamento de Cultura até o dia 23 de março, ou pelo telefone 3929-9984.
 Durante todos o ano, acontecerão oficinas gratuitas na Biblioteca, envolvendo a arte, como o teatro, a música e artes plásticas.
Fonte: Assessoria de Comunicação

Três Lagoas lança programa “Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis”

A iniciativa da Fibria, Instituto Votorantim e BID prevê do desenvolvimento ordenado do município

DSC_9083
Três Lagoas será o primeiro município o  receber um plano voltado para aumentar a qualidade de vida dos seus habitantes e preparar a cidade para o desenvolvimento sustentável. Na noite de ontem (17) foi lançado pela Fibria, no anfiteatro do Sest/ Senat, na presença da prefeita Márcia Moura (PMDB), o Programa de Apoio à Gestão Pública, uma iniciativa conjunta do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Instituto Votorantim, que juntos irão financiar a elaboração do Plano de Ação Três Lagoas Sustentável e a revisão do Plano Diretor Participativo para o desenvolvimento do município em longo prazo, construído de forma conjunta com gestores públicos e sociedade.
A partir de agora, o BID, por meio da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES), fará um diagnóstico para o município e desenvolverá o Plano de Ação Três Lagoas Sustentável, voltado para aumentar a qualidade de vida dos seus habitantes e preparar a cidade para o desenvolvimento sustentável.
Para o presidente da Fibria, Marcelo Castelli, dizer que Três Lagoas é o primeiro município não Capital a receber o projeto, não é exatamente uma verdade, lembrando que o município é a Capital Mundial da Celulose. “Esse título apenas Três Lagoas possui e é uma satisfação estar aqui para lançar o projeto, já renovamos nossa fé na região com a implantação da segunda linha do complexo fabril de celulose e com essa parceria empreendedora podemos ser agentes mais uma vez do crescimento com responsabilidade e sustentabilidade do município” disse .
Em seu pronunciamento a prefeita Márcia Moura falou da honra de presenciar essa oportunidade para o Plano de Governo e ressaltou que embora o projeto tenha sido lançado em sua gestão, será na verdade, projetado para as administrações futuras. “Fico muito feliz em deixar esse legado aos outros prefeitos que virão. Este projeto fará com que Três Lagoas seja alavancada territorialmente. Lançamos hoje o futuro e miramos alto, sabendo que a partir de então o município crescerá dentro de estruturas de primeiro mundo para as próximas gerações”, disse a chefe do executivo.
Na oportunidade, o Deputado Estadual Ângelo Guerreiro ressaltou que Três Lagoas novamente dá provas que está além da crise nacional. “Esse é mais um programa que apresenta a grandiosidade do município e assim vemos que permanecerá de interesse para as empresas buscarem a região para novos investimentos”, disse.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e meio Ambiente do Estado, Jaime Verruck, falou da consistência do projeto e da necessidade da gestão estadual estar conectada com o programa. “A partir de agora esse programa não é mais de posse da Fibria, Instituto Votorantim e BID, mas da gestão estadual, municipal e população”, disse.
PROGRAMAS E PARCERIAS
Durante a apresentação técnica do gerente geral do Instituto Votorantim, Rafael Gioielli, explicou que, o Programa de Apoio à Gestão Pública é uma parceria do Instituto Votorantim com o BNDES para apoiar prefeituras de municípios brasileiros na elaboração de projetos de modernização de gestão pública e ordenamento territorial, articulando parcerias e recursos, de forma transparente. “A Fibria se juntou às duas instituições para patrocinar o projeto em Três Lagoas, onde atualmente constrói a sua segunda linha de produção de celulose, conhecido como Projeto Horizonte 2. O programa utiliza metodologia da ICES (Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis), desenvolvida pelo BID, que apoia os municípios na busca por um crescimento mais equilibrado do ponto de vista urbano, ambiental, social e fiscal, com desenvolvimento econômico”, disse.
FOCO NA SUSTENTABILIDADE
Márcia Casseb, especialista em Desenvolvimento Urbano do BID, explica que projeto se inicia com foco em Sustentabilidade e Desenvolvimento. Será elaborado o Plano de Ação Três Lagoas Sustentável, juntamente com seu Plano de Investimento. Serão coletados 120 indicadores das dimensões ambiental, urbana e fiscal e realizada uma pesquisa de opinião pública com a sociedade local para definição das prioridades de investimentos, sempre pensando em longo prazo. O grupo de trabalho irá identificar oportunidades de captação de recursos com fundos já existentes e fará estudos de base ambiental e de competitividade que impactam o município e o seu desenvolvimento econômico. “Não podemos ainda quantificar valores de investimentos, pois ainda construiremos esse número com base nos estudos e faremos isso juntos”, ressaltou.
A especialista explicou que outra frente de trabalho é o Plano Diretor Participativo, que terá foco no ordenamento territorial, com diretrizes para uso e ocupação do solo. Nessa etapa, serão analisados o planejamento urbano de longo prazo considerando a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento socioeconômico. Também permitirá uma melhor organização das regiões do município levando-se em conta as suas diferentes vocações, integrando planejamento em transportes, saneamento, habitação, instalação e manutenção de equipamentos públicos.
SUPORTE PARA OS GESTORES PÚBLICOS
Três Lagoas é o sexto município do Brasil e o primeiro que não é capital de estado no país a ser beneficiado com o ICES (Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis). Além disso, a cidade também será a primeira do Brasil a receber um estudo adicional: o de competitividade, no âmbito da ICES.
Lançado em 2012, o Programa de Apoio à Gestão Pública visa compartilhar a experiência em gestão empresarial com o poder público e estimulá-lo a implementar melhorias nos indicadores de econômicos, sociais e de infraestrutura dos municípios.
“O Programa de Apoio à Gestão Pública em Três Lagoas é o primeiro que reúne as metodologias do Instituto Votorantim e BNDES com a do BID, duas iniciativas estruturantes, que oferecem instrumentos importantes para a administração pública preparar o planejamento estratégico e sustentável do município”, afirma Cloves Carvalho, diretor do Instituto Votorantim.

Professores da REME participam 3º Seminário de Educação Especial

Com o tema “Altas habilidades/ Superdotação”, professores e especialistas em educação da SEMEC aprenderam sobre o tema, ainda novo nas práticas de inclusão

ASS_8856
ASS_8856
Na manhã desta quinta-feira (17), professores da Rede Municipal de Ensino participaram do o 3º Seminário de Educação Especial, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), juntamente com o Departamento Pedagógico. Neste ano, o tema “Altas habilidades/ Superdotação” foi abordado pela Professora Doutora Cristina Maria Carvalho Delou, da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro. A palestra aconteceu no Papillon Buffet e contou com a presença da secretária de Educação, Jussara Fernandes e demais profissionais da área.
A abertura do Seminário contou com apresentações artísticas dos alunos do AABB Comunidade, projeto desenvolvido pela Associação Atlética Banco do Brasil, Fundação AABB, Federação das AABBs, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da SEMEC. A apresentação de dança e do coral Vozes do Brasil, coordenada pelos professores Evalda Reis e Eliseu Garcia, tratou do tema Inclusão. O Hino Nacional Brasileiro foi entoado interpretado na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), por Edmarcia Santos Pereira.
A secretária de Educação, Jussara Fernandes, além dar boas vindas aos professores, falou sobre a trajetória de lutas e conquistas da Rede Municipal de Ensino, que beneficiou tanto o trabalho dos novos professores, quanto à educação oferecida aos alunos. “Hoje eu me orgulho de pegar este microfone e poder falar para vocês, das nossas lutas e de todas as nossas conquistas”, disse.
“Vocês sabem que a educação inclusiva é a menina dos meus olhos. Quando a gente sente na pele uma situação, passamos a dar mais importância, a nos preocupar mais. Meu filho tem sequelas de mielomelingocele e foi aceito na escola por pessoas que nem sabiam o que era inclusão. Meu filho foi cuidado, foi ensinado, foi carregado no colo. Hoje estamos aqui para falar desse tema, que ainda não sabemos muito bem como tratar, mas precisamos, pois escola é lugar de inclusão, é direito da criança”, comento Jussara.
Segundo a pedagoga especialista em educação especial da SEMEC, Miriam Vieira, o tema deste ano ainda é novo e por isso, foi escolhido para ser trabalhado. “Altas Habilidades e Superdotação está inserido na Lei e faz parte dos critérios que devem ser atendidos pela Educação Especial. Nossa Rede hoje conta com aproximadamente 15 mil alunos e ainda não detectamos nenhum com Altas Habilidades e Superdotação, porém, não queremos ser negligentes. Buscamos orientação com a Professora Doutora Cristina Maria Carvalho Delou, que é uma referência na área. Para os professores que atuam diretamente no Atendimento Educacional Especializado (AEE), ela vai trabalhar a parte instrumental, para capacitar os profissionais a identificar esses alunos e para posteriormente, atendermos cada um na sua especificidade, no Núcleo de Atendimento da Escola Eufrosina Pinto”, explicou.
Na ocasião, também estiveram presentes a presidente do Conselho Municipal de Educação e Previdência, Elaine Aparecida de Sá; a representante do Sistema Positivo, Marisa Mauricio; a Assistente Social Lilian Cristina Marques, que esteve representando a promotora da Infância e Adolescência, Ana Cristina Carneiro Dias.
Palestra
Especialização ainda pouco estudada por grande parte dos professores, as práticas pedagógicas para alunos com Altas Habilidades/Superdotação é uma importante ferramenta na inclusão desse público. Além de frequentarem salas de aula regular, também devem receber o Atendimento Educacional Especializado (AEE), direito garantido pela Resolução CNE/CEB Nº 04/2009.
Doutora em Educação, a professora Cristina Maria Carvalho Delou atua nas áreas de Educação Especial e Educação de Superdotados. Já realizou pesquisas e trabalhos de extensão sobre Inclusão e Acessibilidade de Deficientes Visuais para o Ensino de Biologia, Programa de Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação e Mapeamento de Demandas de Acessibilidade dos Campi da Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro, onde ministra aulas.
Vice-Presidente da Associação Brasileira de Diversidade e Inclusão (ABDIn) para o biênio 2015/2016, atua na área desde 1987 e acredita que a inclusão deve ser dar nas salas de aula, o que apesar de ser um direito, ainda é um grande desafio. A frequência do aluno no ensino regular não garante a inclusão, que deve ser trabalhada com metodologia adequada por professores capacitados e com conhecimento do assunto.
AEE
Implantando com recursos próprios do município em junho de 2012, na administração da prefeita Márcia Moura, o Atendimento Educacional Especializado (AEE), atende aos alunos por meio de equipamentos de informática, mobiliários, materiais pedagógicos e de acessibilidade para a organização do espaço e aplica atividades diferentes das transmitidas nas salas de aula regulares frequentadas pelos alunos, em horário oposto.
Desta forma, não se caracteriza como reforço das atividades escolares e sim um complemento que busca eliminar as barreiras, possibilitando desenvolvimento, aprendizagem e a plena participação na sociedade.
Ferramenta da Educação Inclusiva, a Educação Especial, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de dezembro de 1996, é a “modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação”.

Sebastião Neto deixa Assessoria de Comunicação nesta sexta-feira


Sebastião Rodrigues Neto
Sebastião Rodrigues Neto
O Assessor Especial de Comunicação da prefeitura de Três Lagoas, Sebastião Rodrigues Neto, solicitou na tarde desta quinta-feira (17) sua exoneração do cargo a partir de hoje (18). No documento endereçado à prefeita Marcia Moura (PMDB), Sebastião justifica o pedido em virtude do calendário eleitoral de 2016 que obriga pré-candidatos com cargos públicos de direção a se desincompatibilizarem com seis meses antes das eleições. Ele poderia permanecer até o final do mês de março, mas pediu exoneração alguns dias antes para organizar um projeto profissional que pretende implantar a partir de abril. (cópia anexa).
Sebastião agradeceu a prefeita Marcia Moura pelo período em que dirigiu a Assessoria de Comunicação e destaca que pretende “continuar sendo um colaborador de sua gestão, mesmo de fora", pois acredita "ser uma das mais humanas que já passaram na história do município”. O ex-servidor conclui agradecendo a confiança que a prefeita depositou nele e na equipe de Comunicação durante o período em que dirigiu o setor.
Para a prefeita Marcia Moura, Sebastião se desliga da Assessoria de Comunicação, mas permanece focado nos interesses do Município com seu novo projeto de vida. "Tenho certeza que em qualquer escolha de atuação será pelo bem coletivo. Agradeço pelo seu tempo e dedicação dentro da administração e lhe desejo sorte em sua nova trajetória”, disse a chefe do Executivo Municipal.
A prefeita deve nomear o substituto de Sebastião Neto na próxima semana.