Pesquisar este blog

domingo, 25 de março de 2012

Profª Drª Ordalia Alves de Almeida fecha ultimo módulo da Especialização em Educação Infantil em Três Lagoas

Fotos Juvenal Moreira
Doutoras: Regina Aparecida, Ana Lucia Espindola e Ordália Alves de Almeida
Com a finalidade de buscar melhores caminhos para as condições de trabalho dos profissionais da Educação Infantil e principalmente na qualidade do ensino a UFMS, em parceria com a Municipalidade, ofereceu desde 08 de dezembro de 2010, o Curso pós Graduação a Nível de Especialização em Educação Infantil, para Professores e Gestores, lotados nestas Unidades de Educação Infantil de Três Lagoas. A aula inaugural ocorreu Anfiteatro da Unidade I, por volta das 19 horas, com a presença do Professor Mario Grespan Neto, Secretario de Educação e Cultura do Município de Três Lagoas, além do Profº Dr. Menoni - Diretor do Centro Universitario de Três Lagoas, além de professores e coordenadores do Curso.

Apesar de ter sofrido paralisações, o curso foi sucesso total, pois os cursistas em Três Lagoas, souberam valorizar e tiveram a devida cumplicidade, correspondendo as expectativas das coordenadoras do município Professoras Doutoras Ana Lúcia Espíndola e Regina Aparecida Marques de Souza, que não mediram esforços para que os trabalhadores em Educação Infantil, acrescentasse conhecimentos em suas respectivas rotina de trabalho, tornando-se especialistas em Educação Infantil.
Vale ressaltar o empenho da Professora Doutora Ordália Alves de Almeida, coordenadora geral no MS, que somou esforços na busca dos melhores profissionais para atuar na formação dos especialistas.

Ultima aula em Três Lagoas


Doutora Ana Lucia Espindola entrega mimo as amigas
A ultima aula na cidade de Três Lagoas, que aconteceu nos dias 23 e 24 de março de 2012, ficou marcada na memória e no coração de todos os cursistas. A Doutora Ordália Alves de Almeida, após a fase de conhecimento do grupo que é de praxe, para melhor interação com os especializando, questionou sobre HENRI WALLON, poucos responderam ter algum tipo de conhecimento. Ela não se assustou e apresentou um video de uma calorosa conversa de dois coelhos; O filho e o pai querendo saber quem amava mais o outro. Assim comoveu o grupo de estudantes, vindo por salientar que esse tipo de relação pouco está acontecendo na Educação. Ela que veio falar das brilhantes teorias de  Henri Wallom, iniciou falando da pré história, Sociedade Antiga, Sociedade Medieval, sociedade Moderna, Sociedade Conteporânea, evidenciando teorias de Piaget, Vigotski e Wallom. Um dos pontos mais importantes dos debates foi quando falou sobre a Constituição da Pessoa na proposta de Wallom nas dimensões: Desenvolvimento da Aprendizagem, Motora, Afetiva e Cognitiva.
No final da aula, Doutora Ana Lúcia Espíndola, entregou mimo (Vasos de Orquídeas) com muito carinho para as duas amigas também doutoras: Regina e Ordalia. Em clima de festa de término de curso, teve inicio os agradecimentos e reconhecimentos dos estudantes e também do único homem (Juvenal Moreira), que conseguiu terminar o curso, graça a ajuda de três magnificas profissionais: Cecilia, Gláucia Lemos e Silvânia Nogueira. 

Oliria com a Netinha, Ana Lucia, Elizandra, Heliety, Regina e Julio, Ordália e Juvenal
As comemorações fora realizadas no Restaurante Lagoa da Prata, onde as três doutora se fizeram presentes com familiares.
"Finalizando este texto quero em nome de todos os integrantes do primeiro Curso de Pós Graduação a Nível de Especialização oferecido em parceria MEC/UFMS/Prefeitura de Três Lagoas, agradecer todos os Professores e Coordenadoras pela dedicação, postura, responsabilidade e compromisso na formação de todos trabalhadores em educação que terminaram o Curso" , Juvenal Moreira. 


Oliria, Elizandra, Heliety, Juvenal, Ana Lucia e Ordália


Profª Drª Ordália Alves de Almeida, admirando o filhão Pedro, que já aprendeu a pescar. Pedro com o celular na mão ligando para algúem....!!!! O Julio, como bom pescador está compartilhando com a emoção da mãe e do filho. "Nossa que peixão!!!!!!!!" disse a Doutora emocionada com a façanha do Pedro, enquanto tomavamos umas e outras....!

Brincar na Educação Infantil com Prof. Dr. Fernando Cesar de Carvalho Moraes

Aconteceu nos dias 09 e 10 de março de 2012, uma verdadeira lição de como deve-se tratar as crianças nos Centros de Educação Infantil de Três Lagoas e do Brasil. O Professor Dr. Fernando César, iniciou sua aula para os Especializando evidenciando a importância das brincadeiras para o desenvolvimento da criança, através de vídeos, vindo por apresentar um filme: NILL, que conta a história de uma mulher (Jodie Foster) que é criada por sua mãe (Eremita), na floresta isolada de qualquer tipo de civilização e ao ser encontrada pelo médico Liam Neeson, após a morte da mãe, constata que através de seu dialeto que ainda não teve contato com outras pessoas, encantado com a pureza e inocência da moça tenta ajudar a integrar na na sociedade..Ato continua, apresentou diversas praticas educativas com crianças, exemplificando e dando um norte para que todos integrantes do curso possa fazer a diferença em suas unidade de trabalho.

Segundo o Professor Doutor Fernando Cesar, o período pré-escolar deve preparar as crianças para a escola. "Iremos abordar a importância não só de prepará-las para a escola bem como vivenciar o presente, pois a primeira infância é um período da vida onde se pode viver muito intensamente. O Professor destacou o brincar como o fator principal para o desenvolvimento da criança pequena para sua totalidade e colocou a educação física pré-escolar dá a criança o direito a um desenvolvimento integral e harmônico, dando-lhe espaço para que desenvolva, primeiramente na área motora e conseqüentemente na cognitiva, social e emocional", comentou, vindo por acrescentar: "Nos dias de hoje é cada vez mais freqüente a inserção da criança pequena no contexto da educação infantil, tendo como finalidade o seu desenvolvimento, sobretudo relacionado com o preparo que ela deve ter em relação ao mundo globalizado. Sendo assim ao procurar uma instituição de educação infantil, o adulto preocupa-se com aquelas atividades ditas escolarizantes, entendendo que, assim a criança estará sendo preparada para enfrentar os desafios impostos pela sociedade.
A idade pré-escolar é considerada a fase áurea da vida, em termos de psicologia evolutiva, pois é nesse período que o organismo se torna estruturalmente capacitado para o exercício de atividades psicológicas como, por exemplo, o uso da linguagem articulada.
Quase todas as teorias do desenvolvimento humano admitem que a idade pré-escolar é de fundamental importância na vida humana por ser o período em que os fundamentos da personalidade do indivíduo começam a tomar formas claras e definidas", finalizou o Profº Dr. Cesar Carvalho de Moraes.