Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Saúde e Exército iniciam campanha de enfrentamento à Dengue, Zika e Chikungunya no dia 18


Equipes se concentrarão no Obelisco e seguirão à Avenida Capitão Olinto Mancini

Arquivo Assecom/PMTL
Arquivo Assecom/PMTL
Na próxima segunda-feira (18), a Saúde do município de Três Lagoas em parceria com a 2ª Cia de Infantaria do Exército Brasileiro começam os trabalhos no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. 
A concentração da “força tarefa” está prevista para dar início às 7h, em frente na Praça do Obelisco.
 Segundo o coordenador do Setor de Educação e Saúde, Fernando Garcia, a rota inicial da equipe será da Avenida Rosário Congro no sentido à Avenida Capitão Olinto Mancini. Outras avenidas que terão prioridade na força tarefa são as Avenidas Filinto Muller e Ranulpho Marques Leal.
 Após o trabalho prioritário nos locais citados, o mutirão segue para os outros locais da Cidade, sendo em especial nos bairros que apresentaram o maior índice de infestação. 
 A atenção das equipes é redobrada por conta da quantidade excessiva de chuva que se concentra em Três Lagoas desde o final do ano passado. 
 Vale ressaltar que está chovendo desde novembro do ano passado, de modo intenso e com grandes volumes de água. 
Isso com certeza está causando um problema grave, pois está aumentando a proliferação do mosquito e se a população não der a sua contribuição, pode ter mais problemas (Epdemia). Por isso é importante à participação da população nesse trabalho.
Existe uma parceria entre Prefeitura e o Ministério Público em relação às notificações de proprietários de imóveis que não colaboram no combate da proliferação do mosquito. 
Inclusive, vale salientar que o Ministério Público poderá notificar os proprietários de imóveis e as imobiliárias que dificultam a entrada dos agentes, pois irão responder a um procedimento junto à Promotoria, na qual consta no artigo penal que fomentar uma epidemia é crime.
 A Saúde recomenda para que a população colabore com a campanha de enfrentamento permitindo a entrada dos agentes e dos soldados nas residências.  
A Secretaria de Saúde está fazendo a sua parte, basta agora que a população também colabore.
 CUIDADO
 A Secretaria Municipal de Saúde reforça os principais cuidados para evitar a proliferação do mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya:

- Mantenha o lixo em sacolas fechadas e lixeiras tampadas;
- Armazene as garrafas vazias com a boca para baixo;
- Tampe todos os barris e toneis de águas;
- Coloque areia nos pratinhos dos vasos e plantas;
- Lacre a caixa d’água;
- Guarde pneus em locais cobertos;
- Limpe a bandeja de ar-condicionado;
- Remova a sujeira das calhas;
- Lave o recipiente e troque a água de seus animais diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário