Pesquisar este blog

sábado, 23 de outubro de 2010

Tucanos Trêslagoenses realizam adesivagem SERRA Presidente

Fotos: Juvenal Moreira
Tucanos reunidos e prontos para os trabalhos
Com a aproximação do pleito eleitoral dia 31 de Outubro (2º turno) a Coordenação de Campanha em prol ao Candidato a Presidente da República, José Serra, na cidade de Três Lagoas; sob orientação da Drª Fátima Montanha (Presidente do PSDB Municipal) e do Profº Juvenal Moreira (Secretário),  Tucanos e simpatizantes do Projeto Político:
Drª Fátima Montanha (Presidente)

Profº Juvenal Moreira (Secretário do Partido)
 O BRASIL PODE MAIS, intensificaram os trabalhos aproveitando a manhã de sábado (23), para realizar campanha de  adesivagem em diversos pontos da cidade de Três Lagoas/MS.
 Os trabalhos iniciaram por volta das 08hs, e tiveram seu término ás 12hs:30minutos. Neste período de 4hs:30min, foram adesivados aproximadamente 1.000 carros.
João Teodoro (Tesoureiro do Partido)
 Vale ressaltar que durante os trabalhos, diversos empresários, políticos e simpatizantes do projeto SERRA PRESIDENTE, passaram pelo local e solicitaram adesivos para distribuir entre amigos e funcionários.
Marcia (PSDBMULHER) Adão(1º suplente de Vereador do PSDB), Drª Fátima Montanha (Presidente)e João Teodoro (Tesoureiro)
Ana Cristina Cordeiro, Profº Juvenal Moreira(Secretário do Partido), Rosineide e Pelézinho
 A coordenação de campanha disponibilizou 4 carros de som que percorreram as principais ruas e avenidas divulgando e alegrando o comércio com músicas e propostas do futuro Presidente da Republica José Serra.
Drª Fátima Montanha (Presidente) Marcia  e Ana Cristina Cordeiro (PSDBMULHER), reunidas e supervisionando os locais de adesivagem. 


sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Profª Drª Ana Lucia Espindola informa alteração de calendário





Caros professores e cursistas.
A justiça eleitoral solicitou os prédios de praticamente todos so pólos onde estariam acontecendo nosso segundo encontro. Em Três Lagoas já havíamos providenciado um outro local e, inclusive, avisado a vocês da manutenção das aulas. Entretanto, como nosso curso precisa acontecer concomitantemente em todos os pólos precisaremos também SUSPENDER as atividades dos dias 29 e 30. Assim, o calendário ficará conforme informo abaixo. Informo também que aguardo uma reunião com as coordenadoras do curso em Campo Grande que acontecerá no dia 04 de novembro para confirmar ou não o terceiro módulo previsto para dezembro. Por enquanto é isso que temos confirmado. Por favor, me ajudem a divulgar para o máximo de pessoas possível
Abraços a todos
29 e 30 de outubro: AS AULAS ESTARÃO SUSPENSAS POR SOLICITAÇÃO DO PRÉDIO PELA JUSTIÇA ELEITORAL

12 e 13 de novembro  História da infância e da Educação Infantil (continuação)
12/11 - 19h às 22 h
13/11 - 7h30min às 11h30min
             13h30 min às 17h30min

19 e 20 de novembro Políticas de Educação InfantiL
19/11 - 19h às 22h - Aula
20/11 - 7h30min às 11h30min: Aula
             13h30min às 17h30min
03 e 04 de dezembroPolíticas de Educação InfantiL (CONTINUAÇÃO)

03/12 - 19 h ás 22h: Aula
04/12 - 7h30min às 11h30min
              13h30min às 17h30min

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Você sabe como surgiu o Dia do Professor?

Foto: Divulgação


Hoje é Dia do Professor
O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Escola Municipal Parque São Carlos realiza festa para as crianças


Fotos: Juvenal Moreira
Pintura facial ficou por conta da competente e dedica Profª Sandra Castro e Ana Cristina Cordeiro
A Escola Municipal Parque São Carlos, realizou no dia (08), festa antecipada em comemoração ao dia das crianças.
Crianças adoram pintar o rosto
Professora Adriana Valieri, servindo bolo para a garotada
 Foram desenvolvidas diversas atividades cultural,esportiva e recreativa, sobre orientação dos Professores lotados na Unidade Educacional. Ato contínuo, servido: bolo, salgadinhos e refrigerantes. 


A criança e seus direitos


Criança tem direito ao esporte e lazer

A criança é um ser puro, ingênuo e curioso descobrindo a vida, capaz de assimilar gestos e ensinamentos obtidos através dos adultos que o cercam.
O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8.069, art. 4º, esclarece que os direitos infantis precisam ser recordados todos os dias como "o dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar com absoluta prioridade a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária."

A importância da família para a saúde da criança

Alunos executando números de Dança de rua
O Direito à vida e à saúde começa na gestação com o amor e respeito da mãe à saúde do seu bebê, evitando vícios, má alimentação, perca de sono e em contrapartida realizando o pré-natal, mantendo todos os cuidados que favorecem uma vida saudável para a criança. Após o nascimento, os cuidados permanecem com a higiene pessoal do bebê, amamentação contínua, dentre outros cuidados habituais.  

Após os seis meses de idade, a criança começa a receber alimentação variada fundamental para o seu crescimento como frutas, fibras, legumes e sopinhas; logo atinge idade para vida escolar tornando sua infância mais divertida e sociável; começam as amizades e a educação é direcionada por pessoas não vinculadas à família, facilitando diferentes estágios no progresso intelectual.

Crianças praticando Basquetebol
Crianças divertindo-se com Bambolês
Para uma infância feliz, a ferramenta indispensável é a família, responsável pela formação da consciência cidadã da criança e apoio importante no processo de adaptação dos pequenos na sociedade. A educação no lar garante um apoio mais concreto e seguro no contato com as adversidades culturais e sociais, características do período de amadurecimento.


Crianças jogando Tenis de Mesa
Futebol é saúde e as crianças aproveitam o dia de festa
A reflexão sobre o respeito à criança deve acontecer todos os dias, mas aproveitando a data em que se comemora seu dia, renovam-se os apelos contra violências, abusos, abandonos, descasos e outros males cometidos aos menores. 
Alunos Enxadristas

Direção e Coordenação da E.M.Parque São Carlos fazem festa para comemorar o Dia do Professor


Fotos: Juvenal Moreira

Durante os "comes e bebi" a Diretora Viviane, ressaltou os agradecimentos aos Professores, pelo empenho e dedicação  no desenvolvimento das suas respectivas atividades, visando a formação do cidadão, destacando a responsabilidade. Viviane, ainda, entregou em nome da  Equipe de direção e coordenação uma lembrancinha (copo de alumínio)


Profª Iraci, de blusa vermelha se servindo
A Direção da Escola Municipal Parque São Carlos, através da diretora Viviane e do Professor Juvenal Moreira (Diretor Adjunto), em parceria com a equipe de Coordenadores: 
Marisa Moraes, Sirleide e Rosana Aguiar
Rosana Aguiar, Simone Gomes e Marisa Moraes, uniram esforços e realizaram uma mega festa de confraternização, em comemoração ao Dia do Professor, que ocorre todo dia 15 de Outubro de cada ano.
Profº Juvenal Moreira (Diretor Adjunto)
 A festa se justifica devido os colegas Professores terem se dedicado e se doado em prol da qualidade de ensino em nome da Unidade Escolar.
A diretora Viviane, fotografando e a coord.  Simone Gomes (de rosa) /Vespertino
 Durante a homenagem foram distribuidos com lembrança da data, copos de aluminios, com a seguinte mensagem:FELIZ DIA DO PROFESSOR E QUE DEUS LHE DÊ SABEDORIA PARA TRILHAR ESTE CAMINHO.
Professores do Matutino, juntamente com a Especialista em  Educação Simone
Simone (blusa preta), juntamente com os professores do matutino


Professores do Noturno saboreando bolo com refrigerante: Lindinha, Tânia, Angela e Francisca

Silmares, Rosa Aguiar, diretora Viviane, Ruth e o Matemático Profº Lucio


sábado, 9 de outubro de 2010

Professores da REME iniciam Pós Graduação na UFMS

Com a presença do Professor Mário Grespan Neto e do Diretor do Centro Universitário de Três Lagoas, Profº Dr. Menoni, aconteceu por volta das 19 horas de sexta feira (08), no Anfiteatro de UFMS (Campus de Três Lagoas), o início do Curso de Especialização em Educação Infantil, Nível de Pós Graduação, que terá seu termino em Março de 2012, totalizando 480 horas aulas. O Curso é uma parceria MEC. UFMS e Secretaria Municipal de Educação de Três Lagoas.
Durante a solenidade de abertura, ocorreu apresentação Cultural e após discursos das autoridades, teve inicio a mesa redonda com a  Profª Drª Regina Aparecida Marques de Souza, (uma das Coordenadoras do Curso), que falou sobre a Educação Infantil e a Criança no Contexto das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, vindo por apresentar pesquisa sobre a realidade da Educação Infantil, a Profª Drª Aline Sommerhalder, enfatizou sobre A Indissolubilidade Brincar, Cuidar e Educar na Escola da Infância, e finalizando a Profª Drª Ana Lúcia Espindola, Coordenadora Adjunta do Curso, palestrou sobre o tema: Há um lugar para o Letramento entre as crianças pequenas e pequenininhas?, realçando-se como o Letramento poderá ser introduzido na Educação Infantil. A aula inaugural teve seu término por volta da 22 horas.


Programação do sábado (10)

Módulo: História da Infância e da Educação Infantil

Ás 7h30min. do sábado (10), teve continuidade do curso propriamente dito, com o Profº Mestre Valdeci Fontoura (valfontoura1@hotmail.com), na Unidade I da UFMS (Campus de Três Lagoas). O Mestre recebeu os Cursistas pela manhã vindo por convidá-los para uma sala apropriada e confortável. Deu boas vindas e teceu comentários a respeito do Curso. Depois do quebra gelo, o Mestre com toda sua competência iniciou os trabalhos com uma dinâmica de apresentação: Ontem, hoje e amanhã. Nesta dinâmica os Cursistas, relataram suas histórias de Infância no passado, presente e o que desejariam para o futuro. Os relatos foram registrados em textos e desenhos de acordo com interesse de cada um em folhas de sufite. 
Ato contínuo, dividiram-se em três grandes grupos, sendo que cada um deveria recolher as respectivas histórias e diante das informações do passado, presente e futuro, transformá-las em música, contar uma história e interpretar (teatro) uma história baseado na Educação Infantil do passado. O primeiro grupo de posse dos relatos históricos presentes, contou uma história da Infância, vindo por abordar  realidade atual da Educação Infantil brasileira. O 2º grupo destacou o futuro da Educação Infantil, através uma musica: Só depende de nós (Paródia), enfatizando que para melhorar a qualidade da Educação, só depende  de profissionais bem preparados, especializados e responsáveis.


O Grupo 03 representou a Educação Infantil nos tempos antigos
O 3º grupo responsável pela Educação Infantil no passado, interpretou brilhantimente (teatro), ao ar livre (quadra de esporte), como era a Educação das Crianças antigamente.
O Mestre Valfontoura, com todo seu carisma, ainda apresentou no período matutino, dois Vídeo: Invenção da Infância e um texto: O sentimento de infância(Exposição Dialogada combinada com leitura coletiva - O sentimento da infância/Descoberta da infância (Aries).
No período vespertino que teve início ás l3h30minutos, com término ás l7h30min.o Mestre apresentou 1º) a Música: Meu guri (Chico Buarque), 2º)Texto: Filosofias clássicas da infância (Kohan)/ Atividades em Grupo (Eleição coletiva da metodologia de trabalho), 3º) A condição da criança antes de 1760 (Badinter) - Exposição dialogada combinada com leitura coletiva de excertos, 4º)Música/Vídeo - Oito Anos. 5º) Avaliação do encontro e encaminhamentos para o 2º encontro que será na Unidade II, dias 29 e 30 de Outubro. Finalizando o Mestre deixou uma tarefinha, como atividade complementar: Leitura do texto: TOZONI-REIS, Marília Freitas de C. Infância, escola e pobreza; ficção e realidade, São Paulo: Autores:Associados.2002.


Grupo de Cursistas integrantes do grupo 03 interpretaram como era a Educação Infantil de antigamente na quadra poli-esportiva da UFMS/Três Lagoas/MS.

Próximos encontros:



29 e 30 de outubroHistória da infância e da Educação Infantil (continuação)
29/10 - 19h às 22h (Na Unidade II)
30/10 - 7h30min às 11h30min (Unidade II)
             13h30min - 17h30min (Unidade II)

12 e 13 de novembro Políticas de Educação InfantiL
12/11 - 19h às 22 h
13/11 - 7h30min às 11h30min
             13h30 min às 17h30min
19 e 20 de novembro Políticas de Educação InfantiL
19/11 - 19h às 22h - Aula
20/11 - 7h30min às 11h30min: Aula
             13h30min às 17h30min
03 e 04 de dezembro:  Identidade profissional e o trabalho docente na educação infantil

03/12 - 19 h ás 22h: Aula
04/12 - 7h30min às 11h30min
              13h30min às 17h30min

17 e 18 de dezembroIdentidade profissional e o trabalho docente na educação infantil
17/12 - 19h às 22h: Aula
18/12 - 7h30min ás 11h30min
           13h30min às 17h30min
Qualquer dúvida entre em contato pelo telefone 3509 3446, com a Coordenadora Adjunta do Curso: Profª/Drª Ana Lúcia Espindola e boa sorte a todos os Cursistas.

Sinted realiza exposição em homenagem ao Prof. PÉPE


Petrônio, Presidente  Elaine, Prefeita Marcia Moura, Arlinda (tesoureira)

O Sinted - Sindicato dos trabalhadores em Educação de Três Lagoas e Selvíria, realizou por volta das 8 horas do dia 05 de Outubro 2010, a abertura oficial da 5ª Exposição Cultural em homenagem ao Professor Pépe. O evento contou com a presença da Profª Marcia Moura (Prefeita de Três Lagoas/MS), Diretores de Escolas e CEis (Centro de Educação Infantil, além de diretores de departamento da SEMEC.

Professora Suely e seu esposo
 Após a solenidade de abertura, a Professora Suely Jarceni (do Parque São Carlos), realizou uma oração, pedindo as bênção de DEUS, par todos os presentes, vindo por estender aos enfermos e pessoas necessitadas. Ato contínuo cantou um número musical que foi acompanhado pelo seu esposo com o violão. Usaram da palavra a Prefeita e também a Presidente do Sinted Profª Elaine de Sá 


Alunos da Escola Maria Eulália Vieira
O evento contou com diversas apresentações culturais e apresentação feitas por alunos da Escola Maria Eulália Vieira, sob orientação da professora Nilce.
Professora Nilce, orientando o Coral da Escola Maria Eulália Vieira

Adriana Calcanhotto -- Mulher Sem Razão - Clipe

História da Educação Infantil no Brasil 0001

Professor de Educação Infantil 0001