Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de junho de 2011


Escola Municipal Flausina de Assunção Marinho



Cursista: Geni Rosa de Oliveira
Tutora: Maria Aparecida do Nascimento Castro
Público Alvo: Alunos do Pré II “A” (matutino)
Alunos do Pré II “B” (vespertino)
Envolvimento: 5º Ano “A” (matutino) 5º Ano “B” (vespertino)
Projeto: Interdisciplinar Duração: 30 dias
Tema: Primeira Infância (de 0 a 5 anos de idade): O Desafio da mudança
Título: Para Gostar de Ler


O projeto Para Gostar de Ler tem por prioridade proporcionar aos alunos da Educação Infantil a participação em situações de leitura de diferentes gêneros textuais feita pelos alunos do 5º Ano “A” e do 5º Ano “B” como: contos, poemas, parlendas, trava-línguas etc., para que possam familiarizar-se com a escrita e com a leitura por meio da interação em situações nas quais elas se fazem necessárias.

Justificativa:
Justifica-se este projeto de ensino a necessidade de se entender que aprender uma língua é interpretar e representar os significados das palavras de acordo com o meio sociocultural.Assim, a Educação Infantil procura por meio deste, promover experiências significativas de aprendizagem da língua e ampliar capacidades de comunicação e expressão associadas às quatro competências linguísticas básicas: escutar, falar, ler e escrever, uma vez que no que se refere ao ensino e à aprendizagem da linguagem oral e escrita, as crianças são consideradas como cidadãos ativos na construção do conhecimento e não receptores passivos, e desse modo, há uma transformação na forma de compreender como elas aprendem a falar, a ler e a escrever.

Finalidade:
Do ponto de vista do ensino, a finalidade é oferecer situações nas quais a criança tenha contato com a leitura de diferentes textos.

Do ponto de vista da aprendizagem, a finalidade é oportunizar as crianças a conviverem com diferentes gêneros textuais (contos, poemas, fábulas, trava-línguas, parlendas, advinhas etc, privilegiando assim, o uso da língua (fala, escuta, leitura e produção escrita).

Objetivo Geral: Familiarizar-se com a leitura e com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas, gibis e da vivência de diversas situações nas quais seus usos se façam necessários.

Objetivos Específicos:
  • Interessar-se pela leitura de historia.
  • Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelos alunos do 5º ano.
  • Despertar nos alunos o gosto pela leitura.
  • Escolher livros para ler e apreciar, cotidianamente.
  • Favorecer o respeito, por parte do grupo, assegurando a participação de todos os alunos.
  • Estimular os alunos a vivenciarem emoções, fantasias e imaginação por intermédio da leitura.
  • Promover a interação dos alunos por meio da leitura.
  • Incentivar e difundir a leitura na sala de aula.
  • Oportunizar o acesso a livro de literatura infantil de forma prazerosa, para que os alunos se apropriem de conhecimentos sobre a leitura.
  • Realizar leitura e narração de histórias pra as crianças com muita frequência.
  • Propor o registro de fatos, informações e histórias através de desenhos.
  • Explorar um texto de instrução.

Metodologia:
A metodologia será simples para que os alunos se sintam capazes e competentes; e difícil que a ponto de desafiá-los a compreenderem as funções dos gêneros textuais, uma vez que será dinamizado diariamente, o ato de ler por meio de: leituras compartilhadas, roda de conversa, roda de leitura, manuseio de livros de literatura infantil. Sendo que, os alunos do 5º Ano “A” e do 5º Ano “B” estarão apadrinhando essas crianças, no sentido de acompanhá-las em cada momento de leitura sob a orientação das professoras responsáveis (profª Maria Aparecida da Silva – Educação Infantil: Pré II “A” e Pré II “B” e Geni Rosa de Oliveira – Ensino Fundamental – 5º “A” e 5º “B”). Desse modo, será escolhido um dia da semana, possivelmente (sexta-feira) para a realização dessa atividade. Além disso, será trabalhado com as crianças um texto instrucional que está inserido na unidade 2 do Livro Positivo – Pré II – Págs: 33 a 35 bem como, confecção do mural com as atividades desenvolvidas pelas crianças e ainda, um teatrinho de fantoches com o conto mais apreciado durante o desenrolar do projeto, realizado pelos alunos do 5º “A” e 5º “B” para que melhor seja efetivada aprendizagem referente à leitura e a escrita tanto dos alunos do Pré II quanto dos alunos do 5º ano.

Avaliação:
No final, espera-se que os alunos apreciem a leitura de diferentes gêneros textuais, interessando-se pela leitura e narração de histórias.

Produto Final:
Apresentação, no mural, das atividades referentes ao projeto, juntamente, com o teatrinho de fantoche.




Fonte de Informação Complementar:
Sistema Aprende Brasil de Ensino. Educação Infantil – 2º Volume – Editora Positivo LTDA. 2009

Referencial Curricular nacional para a Educação Infantil/Ministério da Educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998. Volume 3: Conhecimento de Mundo


Nenhum comentário:

Postar um comentário