Projeto Brincando e Aprendendo
Escola Municipal Olyntho Mancini
Autoras:Tatiane Lacerda Dias
Rosimary Alves de Souza Garcia
Iva Severina da Silva Gomes
Rosimary Alves de Souza Garcia
Iva Severina da Silva Gomes
Daniela Cristina Gonçalves Araujo
Francisca Aparecida Josefa Martinez Naressi
Cleide Santana de Barros Martins.
Público alvo:Alunos do pré I e pré II
Tema: Primeira Infância, o desafio da mudança.
Tema: Primeira Infância, o desafio da mudança.
Justificativa:
Hoje em dia passamos muito tempo dedicados as atividades pedagógicas e ao desenvolvimento dos conteúdos curriculares que deixamos de lado as necessidades da criança em sua infância, Vygotsky (1987) já afirmava:
Hoje em dia passamos muito tempo dedicados as atividades pedagógicas e ao desenvolvimento dos conteúdos curriculares que deixamos de lado as necessidades da criança em sua infância, Vygotsky (1987) já afirmava:
“...brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações sociais com outro sujeitos, crianças e adultos.”
As crianças, em suas tentativas de descobrir e conhecer o mundo, atua sobre os objetos através do ato de brincar, e assim os libertam de suas obrigações de ser úteis. Na ação infantil, vai se expressando, assim, uma experiência cultural na qual ela atribui brincando significados diversos aos objetos, sendo assim o vigente projeto visa respeitar a identidade da criança ensinando-as e construindo os conhecimentos sistematizados de maneira lúdica e significativa brincando.
Objetivo Geral:
Promover através das brincadeiras o desenvolvimento dos conhecimentos sistematizados nas diversas áreas do ensino, de maneira lúdica e contextualizada enfocando a ação do brincar espontâneo ou dirigido nas diversas situações de interação e aprendizagem.
Objetivos específicos:
Desenvolver a coordenação motora, através das brincadeiras, brinquedos, jogos didáticos, da escrita, pintura, recortes e colagens.
Estimular a criatividade e as potencialidades da criança brincando.
Resgatar valores como respeito, amor, amizade.
Estimular a criança a se alto conhecer.
Promover dentro da escola um ambiente descontraído e animador.
Desenvolver a coordenação motora, através das brincadeiras, brinquedos, jogos didáticos, da escrita, pintura, recortes e colagens.
Estimular a criatividade e as potencialidades da criança brincando.
Resgatar valores como respeito, amor, amizade.
Estimular a criança a se alto conhecer.
Promover dentro da escola um ambiente descontraído e animador.
Desenvolvimento e MetodologiasAtividades a serem realizadas:
* Rodas de conversas para conhecer o que as crianças gostam de fazer, qual a brincadeira que mais gosta, qual o brinquedo, qual roupa, qual desenho animado, conhecer seus medos, mostras que todas são diferentes e devem ser respeitadas;
* Um dia na semana promover:
Dia do brinquedo;
Dia das brincadeiras coletiva;
Dia da roda de histórias;
Dia dos jogos didáticos;
* Rodas de conversas para conhecer o que as crianças gostam de fazer, qual a brincadeira que mais gosta, qual o brinquedo, qual roupa, qual desenho animado, conhecer seus medos, mostras que todas são diferentes e devem ser respeitadas;
* Um dia na semana promover:
Dia do brinquedo;
Dia das brincadeiras coletiva;
Dia da roda de histórias;
Dia dos jogos didáticos;
* Pedir para as mães trazerem álbuns de quando elas eram pequenas para ser mostrado a todas as crianças da escola;
* Confecções de murais com coisas preferidas;
* Trazer os pais para a escola para promover um momento da história, onde os pais terão que contar histórias, piadas, brincar, cantar e etc;
*Fazer para cada turma um boneco " Eu sou eu", pode ser confeccionado ou um boneco de pano ou de sua preferência, cada criança levará um dia o boneco para casa e junto com ele um diário para que os pais conte o que aconteceu durante a dormida fora de casa e os cuidados que os filhos tiveram com eles e solicitar que as crianças registre em forma de desenho o boneco.
*Levar as crianças a um parquinho fora da escola e realizar um piquinique.
* Confecções de murais com coisas preferidas;
* Trazer os pais para a escola para promover um momento da história, onde os pais terão que contar histórias, piadas, brincar, cantar e etc;
*Fazer para cada turma um boneco " Eu sou eu", pode ser confeccionado ou um boneco de pano ou de sua preferência, cada criança levará um dia o boneco para casa e junto com ele um diário para que os pais conte o que aconteceu durante a dormida fora de casa e os cuidados que os filhos tiveram com eles e solicitar que as crianças registre em forma de desenho o boneco.
*Levar as crianças a um parquinho fora da escola e realizar um piquinique.
*Toda semana no Laboratório de Informática trabalhar atividades no Portal Aprende Brasil da editora Positivo.
AVALIAÇÃO:
A atual prática docente exige uma nova visão de avaliação como um momento que permite a todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem expressarem suas opiniões a respeito do trabalho desenvolvido e apontarem o que possibilitou a aquisição de novos conceitos e atitudes, para dessa forma refletir e agir em diversas situações.
Nessa postura a avaliação ocorrerá a todo momento como parte integrante do processo, a partir da interação, observação, envolvimento, trocas de experiências e diálogo dos participantes, na desenvoltura do que fora proposto no decorrer das atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário