Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Projeto Brincando e Aprendendo

Escola Municipal Olyntho Mancini
Autoras:Tatiane Lacerda Dias
             Rosimary Alves de Souza Garcia
            Iva Severina da Silva Gomes
            Daniela Cristina Gonçalves Araujo
            Francisca Aparecida Josefa Martinez Naressi
            Cleide Santana de Barros Martins.
Público alvo:Alunos do pré I e pré II


Tema: Primeira Infância, o desafio da mudança.
Justificativa:
Hoje em dia passamos muito tempo dedicados  as atividades pedagógicas e ao desenvolvimento dos conteúdos curriculares que deixamos de lado as necessidades da criança em sua infância, 
Vygotsky (1987) já afirmava:
“...brincar  é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações sociais com outro sujeitos, crianças e adultos.” 
As crianças, em suas tentativas de descobrir e conhecer o mundo, atua sobre os objetos através do ato de brincar, e assim os libertam de suas obrigações de ser úteis. Na ação infantil, vai se expressando, assim, uma experiência cultural na qual ela atribui brincando significados diversos aos objetos, sendo assim o vigente projeto visa respeitar a  identidade da criança ensinando-as e construindo os conhecimentos sistematizados de maneira lúdica  e significativa brincando.
Objetivo Geral:
Promover através das brincadeiras o desenvolvimento dos conhecimentos sistematizados nas diversas áreas do ensino, de maneira lúdica e contextualizada enfocando  a ação do brincar espontâneo ou dirigido nas diversas situações de interação e aprendizagem.
Objetivos específicos:
Desenvolver a coordenação motora, através das brincadeiras, brinquedos, jogos didáticos, da escrita, pintura, recortes e colagens.
Estimular a criatividade e as potencialidades da criança brincando.
Resgatar valores como respeito, amor, amizade.
Estimular a criança a se alto conhecer.
Promover dentro da escola um ambiente descontraído e animador.
Desenvolvimento e MetodologiasAtividades a serem realizadas:
* Rodas de conversas para conhecer o que as crianças gostam de fazer, qual a brincadeira que mais gosta, qual o brinquedo, qual roupa, qual desenho animado, conhecer seus medos, mostras que todas são diferentes e devem ser respeitadas;
* Um dia na semana promover:
Dia do brinquedo;
Dia das brincadeiras coletiva;
Dia da roda de histórias;
Dia dos jogos didáticos;
* Pedir para as mães trazerem álbuns de quando elas eram pequenas para ser mostrado a todas as crianças da escola;
* Confecções de murais com coisas preferidas;
* Trazer os pais para a escola para promover um momento da história, onde os pais terão que contar histórias, piadas, brincar, cantar e etc;
*Fazer para cada turma um boneco " Eu sou eu", pode ser confeccionado ou um boneco de pano ou de sua preferência, cada criança levará um dia o boneco para casa e junto com ele um diário para que os pais conte o que aconteceu durante a dormida fora de casa e os cuidados que os filhos tiveram com eles e solicitar que as crianças registre em forma de desenho o boneco.
*Levar as crianças a um parquinho fora da escola e realizar um piquinique.
*Toda semana no Laboratório de Informática trabalhar atividades no Portal Aprende Brasil da editora Positivo.
AVALIAÇÃO:
A atual prática docente exige uma nova visão de avaliação como um momento que permite a todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem expressarem suas opiniões a respeito do trabalho desenvolvido e apontarem o que possibilitou a aquisição de novos conceitos e atitudes, para dessa forma refletir e agir em diversas situações.
Nessa postura a avaliação ocorrerá a todo momento  como parte integrante do processo, a partir da interação, observação, envolvimento, trocas de experiências e diálogo dos participantes, na desenvoltura do que fora proposto no decorrer das atividades propostas.
   


Nenhum comentário:

Postar um comentário