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segunda-feira, 13 de junho de 2011

A comunicação digital é num primeiro momento, baseada na escrita

MARISTELA FERREIRA
Enviada em Jun 12 2011 03:18:58:000PM


Por: Maristela Ferreira

A comunicação digital é num primeiro momento, baseada na escrita.
Mesmo que em algum tempo sejamos todos bastante hábeis em produzir vídeos, áudios, imagens etc., a escrita não deixará de ser importante.
Partimos da escrita oral, para a decodificação de símbolos e aprendizagem da leitura e escrita.
Hoje não temos como acreditar que a alfabetização esteja indissociável e independente do letramento, pois esse processo vem associado numa relação fonética e grafema, existe sim, uma grande dificuldade dos alunos no processo de alfabetização, nesta transição da oralidade par a escrita e depois da escrita para a oralidade, complementando o caminho inverso, para a alfabetização letrada,onde o aluno deverá expor suas ideias de entendimento textual de forma oral ou escrita.
Na atualidade, temos a tecnología, que é uma mudança de suporte do passado para o presente extraordinária, como o computador com todas as suas ferramentas, como o editar de textos, que possibilita ao escritor( seja ele aluno, professor e outros) a revisar seu texto e corrigi-lo, onde entender que seja necessário, muito antes de editá-lo.
Sobre a leitura e a escrita digital na escola,acredito que todos saímos ganhando mesmo com a informatização nas escolas,ainda estar em processo inicial,posso alcançar a dimensão, que essa ferramenta trará na qualidade da escrita e leitura, no ganho real de qualidade, da passagem do manuscrito para o digital, sem deixar de lado as origens, elaborando as sínteses de forma manuscrita e depois no editor de textos, digitando , lendo e fazendo as correções adequadas para editar, isto é maravilhoso.
Uma perda nesse processo, é o de que, estamos demorando muito a concluir esse contexto, já deveriamos ter coordenadores de informática, sendo ele um pedagogo, que tenha conhecimento dos avanços tecnológicos do setor e de suas repercussões, nas atividades produtivas e sociais, na escola; nos laboratórios de informáticas, para trabalhar juntamente com o professor.
Acredito que tal perda, possa ser minimizada, com a criação desse cargo para pedagogos, já preparados ou em preparação, que tenha ou receba o treinamento necessário para atuar, técnicos em informática, na escola como ocorre hoje, não nós é de grande valia, mas um pedagogo, coordenador de informática, faria muita diferença.
Esse faria também o papel de; investigador da prática escolar, analisando-a, problematizando-a e produzindo novas hipóteses pedagógicas, junto ao professor, para superar as dificuldades detectadas.
O que fazer para potencializar esse ganho, abrangendo uma formação inicial,integrada, uma a uma, formação específica para as diversas áreas de atuação abrangendo: " sólida formação teórica e interdisciplinar;unidade entre teoria e prática; gestão democrática na escola; compromisso social e ético; trabalho coletivo e interdisciplinar; articulação entre formação inicial e continuada e avaliação permanente dos cursos de formação," a formação inicial de professores no Brasil refere-se ao uso da informática na educação.
A crescente utilização da informática na educação básica, expressa na incorporação de equipamentos e pessoal com formação nos programas educativos.
Vejo a "modernização", das escolas, ´não tendo tido seu correspondente na formação de professores e na valorização dos mesmos, para a atualização desta ferrementa, como se estes equipamentos, por sí só, pudessem melhorar a qualidade da educação.
A produção textual ganha com o editor de texto, com um caráter bem mais experimental. O editor de textos, ao meu ver potencializa a aprendizagem apartir do momento que o aluno, levanta hipóteses sobre o que escrever ou seja digitar,errar, acertar , ensaiar o acerto, fazer novamente.
Nesse processo de ensaio e erro, ocorre o aprendizado, a melhoria da escrita e o ganho na qualidade da síntese.
Acredito que a tensão do uso do novo suporte, não tráz grandes desestruturações no caminhar educacional do aluno, pois o aluno tem capacidade criadora, que é muito importante para o desenvolvimento geral e de seu amadurecimento.
O aluno não se limita, em experiências vividas, ele reinventa com criatividade, formas de fazer de criar, interligando o novo de acordo com seus interesse.

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