Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de junho de 2011

terça-feira, 21 de junho de 2011

Alunos da Escola Municipal Parque São Carlos, visitam Usina Souza Dias em Jupiá

Fotos Juvenal Moreira
 Antonio Carlos, mostra o funcionamento da turbina em uma maquete
Mais de 60 alunos da Escola Municipal Parque São Carlos, com apoio do Professor Juvenal Moreira (diretor adjunto), visitaram a Usina Sousa Dias, no distrito de Jupiá, no Município de Três Lagoas, no dia 17 de Junho de 2011, período matutino, onde foram recepcionados pelo Senhor Antonio Carlos, e levados para o salão de convenção da conceituada empresa CESP, onde foram apresentados os mecanismos usados para o desvio do Rio Paraná, para a implantação da imponente obra que resultou na construção da barragem, localizada entre os Municípios de Castilho/SP e Três Lagoas/MS, além de vídeos com personagens: 
Esbanjão de energia e os técnicos da empresa, sempre orientando adequadamente sobre economia e os princípios de segurança; 
Maquete da Eclusa
Antonio Carlos, evidenciou também os procedimentos tomados pela Empresa CESP, para levar a energia da fonte geradora até a residência dos consumidores, vindo por mostrar em uma maquete ao término das apresentações dos vídeos, em uma sala especial, a real situação de eclusagem, onde os alunos ficaram perplexos, pois nunca viram o funcionamento correto da navegação dentro de sistema de Eclusa. Ato continuo, o Guia, Antonio Carlos, muito atencioso com os procedimentos de segurança, realizou passeio por dentro da empresa, apresentando maquinários, turbinas e como é produzido a energia em alta tensão, vindo por mostrar a estação de rebaixamento da energia para os 127 Watts, que o consumidor recebe na residência.
Os alunos de 6º ano, sob responsabilidade dos Professores: Juvenal Moreira (Diretor Adjunto), Filipe Garcia e Luciana Markert, seguiram com o guia Antonio Carlos, para Psicultura, local onde encontrava-se em reforma, mas com a bondade e compromisso do Guia, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o sistema de reprodução de alevinos em cativeiros para serem soltos na montante do Rio Paraná, além de inúmeras espécies de peixes e arraias.
Antonio Carlos, na psicultura
Antonio Carlos, com muita dedicação, apresentou as crianças o encantador viveiro de mudas de plantas nativas, que são replantadas as margens dos Rios que formam o lago da barragem Sousa Dias: Paraná, Sucuriu e Tiete, além fazer doação para que os pecuaristas recuperem suas área degradadas, evitando assim o assoreamento dos rios citados.



Antonio Carlos, dentro de suas explanções para os visitantes esclareceu sobre o Meio Ambiente a Sustentabilidade


"A CESP, maior empresa geradora de energia elétrica do Estado de São Paulo e uma das maiores do Brasil, tem um compromisso com o desenvolvimento de suas atividades conciliado com as questões ambientais e sociais. O objetivo primordial da empresa é o de gerar energia elétrica, cumprir contratos e satisfazer acionistas. Contudo, a CESP exercita a sustentabilidade ao longo de seus mais de 40 anos de atividades de forma pioneira. 


Há mais de 30 anos, a companhia desenvolve projetos de recuperação das áreas afetadas pela operação das barragens e de remanejamento populacional desses entornos. Da mesma forma, com uma visão privilegiada do futuro, a companhia trata do reflorestamento das regiões onde atua como uma atividade sustentável do negócio, promovendo a sustentabilidade dos ecosistemas com uma diversidade de espécies da fauna local. Além disso, a Cesp promove diversas ações de reassentamento rural, urbano e de oleiros, educação ambiental, manejo de fauna e pesqueiros, além de criar e desenvolver unidades de conservação. Em 2006, essas ações foram reforçadas com a criação do Comitê de Sustentabilidade, que é responsável por traçar planos e metas a partir de modelo econômico-financeiro já estabelecido. Esse grupo age de forma conjunta, mas possuem independência para fortalecer cada uma de suas ações nos setores - Plano Estratégico, Práticas de Governança Corporativa e Práticas Sócio-Ambientais. Esse histórico permitiu à empresa ser listada no ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial – da Bovespa, um rigoroso indicador de excelência entre empresas brasileiras, como socialmente responsável, sustentável e rentável. A entrada nessa seleta lista garante que o diferencial dos programas ambientais está na metodologia eficiente e na excelência do trabalho da CESP". 


Confira fotos da visita dos alunos:



























Professora Luciana Markert








Visita na Psicultura













Visita no Viveiro de mudas de plantas nativas

 





Professora Luciana Markert, sempre atenta com a segurança e o conhecimento dos alunos





Professor Felipe Garcia, acompanhou os alunos de perto durante todo o processo de visita para evitar acidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário