Pesquisar este blog

sábado, 7 de abril de 2012

DIA DO JORNALISTA – POR QUE 7 DE ABRIL?



Em 1829, o jornalista ítalo-brasileiro Líbero Badaró funda o periódico O Observador Constitucional, segundo jornal de São Paulo, no qual faz críticas ao autoritarismo do imperador.
Pela oposição firme aos governantes e pela linguagem irreverente que utiliza, o jornal é avançado para a época.
Líbero Badaró é assassinado por desconhecidos na noite de 20 de novembro de 1830, durante uma manifestação promovida pelos estudantes do curso jurídico de São Paulo para comemorar a revolução liberal que depusera o rei Carlos X, da França.
O dia 7 de abril é considerado o “Dia do Jornalista” em homenagem ao jornalista ítalo-brasileiro João Batista Líbero Badaró.
A homenagem partiu da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), devido ao assassinato de Badaró no dia 22 de novembro de 1830, crime político que chocou o país.
O crime resultou em comoção popular com passeatas de estudante pelas ruas de São Paulo, fato que causou uma situação insustentável para a permanência de D. Pedro I no trono do Brasil.

O Imperador abdicaria no dia 7 de abril de 1831.

A data passou a ser uma referência ao jornalismo de coragem empreendido por Líbero Badaró e consagrou a profissão como o “Quarto Poder”.

A MISSÃO DE UM JORNALISTA

O fato não escolhe hora para acontecer e as fontes de um repórter podem estar nos lugares mais inusitados. Jornalismo é sacerdócio.
O jornalista precisa ter em mente que nunca sabe tudo, tem de aprender cada dia mais, se acercar de tendências, novidades, visitar os lugares onde o burburinho faz ponto.
Também não pode se dar ao luxo de ignorar a linguagem contemporânea dos blogues e redes sociais.
O sucess de suas pautas depende de policiar-se contra tabus e arrogância e viver diuturnamente à base de seus instintos.
O quê?, quem?, quando?, onde?, como? por quê? Essa é a regra básica de um jornalista, profissional responsável na atividade que consiste em investigar, coletar dados, selecionar questões pontuais, escrever o artigo, e propagar as informações recolhidas.
Nem é preciso reafirmar a necessidade da ética e responsabilidade que se exige de cada nova matéria, reportagem ou artigo levados ao conhecimento público.
A imprensa é o termômetro de uma comunidade. Não pode se acovardar em momento algum.
Quanto à sociedade, cabe a ela sair da sua costumeira apatia e ir à luta, cobrando seus legítimos direitos a uma informação fiel aos fatos.

Com informações do blogue Acervo Digital



Três Lagoas terá 1º Forum de Conscientização e Prevenção às Drogas

Fotos Telma Torres Moreira
 O Programa Amor Exigente, Grupo de Três Laoas, realizou o primeiro encontro do ano 2012, com palestra no Centro de Referência em Assistência Social e Educação (Crase) “Coração de Mãe” no último sábado 04 de abril de 2012, 0nde apresentou proposta de ação preventiva antidrogas e viabilizar a implantação de ação permanente  de prevenção antidrogas em Três Lagoas. O evento, contou com a participação de 45 representantes de entidades sociais, sendo discutido na oportunidade a realização do 1º Fórum de Conscientização e Prevenção às Drogas, que foi deliberado e aprovado em plenária a ser realizado em data a ser definida pelos participantes.

A palestra foi ministrada pelo coordenador Regional da Federação do Amor Exigente (FEAE), André Luiz da Silva Pinto, de Araçatuba (SP). O tema principal abordado foi o Fortalecimento da Rede Social, a Integração entre comunidade, escolas e família com o programa Amor Exigente.
 A coordenadora do Amor Exigente, Márcia Milanez, salientou que o objetivo do projeto é prevenir o consumo de drogas e ajudar quem está vivendo o problema com a dependência química na família. Sobre a inclusão do projeto no município, a coordenadora explicou: “O projeto já existe há 27 anos, com mais de 500 grupos no país. E agora, com a cidade fazendo parte desse projeto, os cidadãos três-lagoenses terão melhor qualidade de vida”.
Estiveram presentes várias autoridades, como profissionais da área da saúde, educação, funcionários do Programa de Resistência às Drogas e Violência (Proerd), representantes da Prefeitura, comunidades, igrejas o Professor Juvenal Moreira, diretor da Escola Municipal Parque São Carlos - Vice presidente do Conselho Municipal Antidrogas, representando o Dr. Sidney Ribeiro Junior - Presidente do COMAD.





sexta-feira, 6 de abril de 2012

HAPPY HOUR do SINTED só gente de expressão

O HAPPY HOUR, promovido pelo Sinted - Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Três Lagoas e Selvíria, no dia 04 de abril, contou somente com gente de alta expressividade. Grandes lideranças sindicais e plíticas estiveram presentes, dançaram ao embalo do Grupo de Pagode do MONTH, saborearam um mega churrasquinho e ingeriram BEER geladérrima.

Professor Juvenal Moreira (diretor da Escola Municipal Parque São Carlos), Elaine de Sá Costa (Vice presidente da FETEMS e Presidente do Conselho Municipal de Educação), Maria Aparecida Diogo (presidente do SINTED).

Valdenia, Elaine,Shirley Paro, Maria Aparecida Diogo, Juvenal Moreira, Angelo Guerreiro, e Irene Barbosa
Professor Vinicius Gonçalves, lotado no período noturno no São Carlos, com a familia.

Profº Arnaldo, Rosemilton, Profª Elaine, Angelo Guerreiro e Shirley Paro

Festa no Sinted é alegria e confraternização total




Diretor da Escola Municipal Parque São Carlos participa do primeiro encontro AMOR EXIGENTE


O diretor da Escola Municipal Parque São Carlos, Professor Juvenal Moreira, e também vice presidente do COMAD - Conselho Municipal Anti Drogas, no município de Três Lagoas, participou da primeira reunião do Grupo Amor Exigente, em representação ao Dr. Sidney Ferreira Ribeiro Jr, que em virtude compromissos assumidos anteriormente inviabilizou sua presença.
O encontro teve como objetivo o lançamento da CAMPANHA PERMANENTE DE PREVENÇÃO ANTIDROGAS, de acordo com as práticas metodológicas do PROGRAMA AMOR EXIGENTE. O encontro ocorreu no CRASE coração de mãe, no dia 31 de março (sábado), com inicio as 8 horas, onde ás 8h30minutos, aconteceu a entrega dos materiais, ato continua abertura oficial do evento com a Coordenadora do Grupo Amor Exigente em Três Lagoas, senhora Márcia Milanez, apresentação dos representantes de entidades, filme institucional, apresentado o Programa Amor Exigente e a metodologia dos Grupos Amor Exigente.
Após o intervalo para o cafezinho, o Coordenador Regional da FEAE - Federação de Amor Exigente, senhor André Luiz da Silva Pinto, da cidade de Araçatuba, palestrou convocando a todos os presentes para o fortalecimento da rede social, visando uma maior integração da comunidade/escola e família com o Programa Amor Exigente.
As professoras Miriam, representado o Clube dos Desbravadores, Telma Torres Moreira e Marcia Milanez, coordenadora do Grupo Amor Exigente em Três Lagoas
André convocou os presentes para a realização do 1º FÓRUM DE CONSCIENTIZAÇÃO DE PREVENÇÃO ANTIDROGAS EM TRÊS LAGOAS. Falou de uma proposta para Três Lagoas, diante da resposta de quatro questionamentos feitos e respondidos pelos presentes. Durante a plenárias, já as 12 horas, ficou aprovado a realização do 1º Fórum de Conscientização de prevenção antidrogas, em data a ser definida. Todas as propostas elencadas o Conselho Municipal Anti Drogas, colocou-se a disposição para formatar parceria. Ao termino, André efetuou convites para que os presentes participem das reuniões do Grupo amo Exigente, que está sendo realizada no Lions Clube de Três Lagoas, ás quartas feiras ás 19h30 minutos.





quarta-feira, 4 de abril de 2012

Rádio Caçula › APAE recebe quase 98 mil em doações e não divulga bazar

Rádio Caçula › APAE recebe quase 98 mil em doações e não divulga bazar

O Ministério Público deve investigar, pois a APAE, já foi surrupiada por um ex-presidente EM MAIS DE 100 MIL REAIS, houve intervenção, uma Senhor de nome Jão aparecido de Almeida, foi o interventor e até hoje a sociedade não tomou conhecimento do resultado das investigações. A sociedade sempre foi lembrada para ajudar a entidade, e agora parece que as coisas estão se repetindo. MINISTÉRIO PUBLICO NOS DIREOTRES, URGENTE!