foto: Juvenal Moreira
|
Conselheira Miriam e a Sheila Cristina Assistente Social |
Tomaram posse os Conselheiros Tutelares, recentemente eleitos, para mandato de três anos, em solenidade no auditório do Centro de Referência de Assistência Social e Educacional (CRASE) Coração de Mãe, na manhã desta sexta-feira (13).
Ao todo são 10 Conselheiros eleitos, sendo cinco titulares e cinco suplentes. Tomaram posse como titulares: Miriam Monteiro Herrera Hamed, Davis Martinelli, Rafael Coelho, Élson da Rocha Ferreira e Maria Raquel Simões de Almeida. Os suplentes só exercem suas funções em caso de desistência dos titulares.
Para chegar ao cargo, os então candidatos passaram por um processo longo, em que são avaliados em relação ao trabalho desenvolvido com crianças, averiguação na Justiça, prova seletiva – na qual a nota mínima exigida é sete -, títulos (cursos realizados), informática e depois entrevista com os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Após estas etapas os aprovados puderam fazer campanha para angariar votos, já que o ultimato é dado pela população, que neste ano votou no dia 8 de julho, no Anfiteatro do CRASE “Coração de Mãe”. Compareceram para o ato 2.704 eleitores.
Dentre as responsabilidades dos Conselheiros está o zelo pela integridade física e moral de crianças e adolescente. “Uma cidade que não tem um Conselho Tutelar, não consegue combater os problemas aos quais crianças e adolescentes estão suscetíveis na sociedade”, salienta a presidente do CMDCA, Greice Daniely Fregonezi Pissolato.
RESPONSABILIDADE
Em seu discurso, a secretária municipal de Assistência Social, Maria Lúcia Firmino, disse que a sua pasta é responsável pelo atendimento de logística e recursos para o bom desempenho dos Conselheiros. “Parabéns, sejam bem-vindos. Nosso objetivo é de grande responsabilidade, proteger crianças e adolescente, com um compromisso que não tem dia, nem hora e sim, necessidade”, observa.
EXPERIÊNCIA
Miriam Herrera, que toma posse para um novo mandato, já acumula experiência de três anos e sete meses como Conselheira, e afirma que “é muito importante trabalhar para defender os direitos de cada um. Em se tratando de crianças e adolescente, isso se torna mais estimulante, afinal podemos modificar o futuro deles”, salienta a bacharel em direito e aniversariante do dia.
SERVIDORES
Ao tempo em que tomaram posse, os novos Conselheiros se tornaram também servidores públicos, uma vez que seus vencimentos no valor de R$ 2.040 são honrados pela Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
SERVIÇO
Os conselheiros tutelares trabalham em regime de plantão e atendem pelos telefones: (67) 3929-1812 ou (67) 9293-1579. “Em dias de plantão os celulares devem permanecer ligados 24 horas” comenta o presidente do Conselho Municipal Antidrogras (COMAD) e Diretor Adjunto da Escola Municipal Parque São Carlos, Professor Juvenal Moreira.