Pesquisar este blog

sábado, 26 de setembro de 2015

Aumenta o número de trotes no Samu de Três Lagoas

No ano passado foram 25% de chamadas falsas, enquanto em 2015, o número subiu para 31%

Samu
Samu
Em Três Lagoas, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realiza o trabalho de socorro à população em casos de emergência. Entretanto, um problema que a unidade do município tem enfrentado são as ligações de trotes atendidas pelos técnicos da Central de Regulação.
Segundo a coordenadora da unidade, Olívia Alves da Silva, em 2014, das 16.102 ligações recebidas pelo Samu, 5.434 foram trotes, o que representa 25%. Neste ano foram 10.038 ligações até o mês de agosto, sendo 4.418 de pessoas que passaram trotes, o que equivale a 31%.
“Ou seja, 31% das ligações para o Samu neste ano foram trotes sendo desses 03 consumados, delito que vem prejudicando o atendimento de pessoas que necessitam verdadeiramente de socorro”, disse.
A quantidade de chamadas falsas preocupa o órgão, pois apesar da Central de Regulação possuir um grupo de profissionais que avaliam o conteúdo das informações, entretanto, não há ainda uma medida para que se detecte de fato se o que está sendo dito do outro lado da linha é verídico.
Olívia ressalta que a maioria dos trotes é realizado por crianças e adolescentes. “Geralmente os trotes começam após as aulas, entre às onze da manhã e lá pelas quatro horas da tarde. É um momento de grande fluxo de veículos então sempre ficamos atentos”, disse.
A coordenadora ressalta que esse tipo de prática afeta o trabalho prestado pela unidade. “As pessoas perderam a noção de que para atender as chamadas que não existem, estaremos fatalmente deixando de deslocar ambulâncias para aqueles que realmente precisam do atendimento”, enfatiza.
Os números ficam registrados, porém há uma grande dificuldade de saber quem ligou, pois geralmente, os trotes vêm de telefones públicos, celulares pré-pagos que as operadoras não fornecem os dados. “É um problema geral que acreditamos que seja diminuído por meio da conscientização em escolas ou por meio da mídia”, salientou a coordenadora.
Vale ressaltar que o trote é uma prática criminosa e que deve ser combatida com firmeza. “A nossa equipe utiliza estratégias par detectar um trote, mas acreditamos que a melhor prática é convencer a população para atuar ao nosso lado, conscientizando de que essa prática é um crime”, finalizou.

QUANDO DEVO CHAMAR O SAMU?
- Problemas cardiorrespiratórios; Situações de intoxicação exógena; Crises Hipertensivas; Acidente ou trauma com vítimas; Queimaduras graves; Tentativa de suicídio; Surto psiquiátrico; Situações de choque elétrico; Na ocorrência de maus-tratos; Acidentes com produtos perigosos; Trabalhos de parto com risco de morte da mãe ou do feto e na transferência inter-hospitalar de doentes de risco de morte.

O QUE FAZER EM CASO DE ACIDENTES?
Ligue imediatamente para 192; Fique calmo; Informe como aconteceu o acidente evem que endereço; Nunca mexa na vítima e espere a ambulância chegar. Quando for em residência, o ideal é alguém ficar em frente sinalizando o local até a chegada da ambulância e, em casos de acidentes em via pública, procurar sinalizar o local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário