Pesquisar este blog

sábado, 26 de setembro de 2015

Projeto modelo reduz custos e ressocializa detentos

Em apenas um mês de projeto, os resultados para a população já são visíveis, com as áreas verdes mais limpas e a economia já pode ser sentida pela Administração Municipal

Projeto modelo reduz custos e ressocializa detentos
A Prefeitura Municipal de Três Lagoas, em parceria com o Instituto Aquila, continua realizando transformações significativas na gestão municipal por meio do Programa Gestão Eficaz. Uma das melhorias implementadas em agosto último envolve a mudança na forma de contratação e prestação do serviço de manutenção das áreas verdes do município com a utilização de mão de obra de detentos do regime semiaberto em substituição a uma empresa contratada para esse fim. Essa medida, além de contribuir para a ressocialização desses detentos, traz economia aos cofres do município, uma vez que o custo para operacionalização desse modelo é substancialmente menor que o anterior.
O serviço em questão se resume na execução de podas, remoção de restos orgânicos, plantação de mudas, aplicação de adubos e fertilizantes, dentre outras atividades voltadas à manutenção das áreas verdes da cidade. O município enfrentava problemas como o alto custo da terceirização, baixa flexibilidade no serviço terceirizado resultando na falta de manutenção em novas áreas criadas no município e não cobertas pelo contrato.
Para que esse projeto fosse possível, no último mês de agosto, foi firmado convênio entre a Prefeitura de Três Lagoas e o Conselho da Comunidade para a contratação de 15 detentos em regime semiaberto para trabalhar junto à Secretaria de Meio Ambiente em substituição aos contratos terceirizados. Eles passaram por treinamento básico em jardinagem, realizado pela própria Secretaria.  
Hoje, com o suporte e controle da equipe da Secretaria do Meio Ambiente, os detentos estão realizando serviços de manutenção das áreas verdes em todas as principais praças e avenidas da cidade, assim como no Viveiro e no Cemitério Municipal.
Em apenas um mês de projeto, os resultados para a população já são visíveis, com as áreas verdes mais limpas e a economia já pode ser sentida pela Administração Municipal. Além de todos os benefícios citados, esse Convênio qualifica profissionalmente os detentos envolvidos, dando a eles futuras oportunidades profissionais, atuando diretamente na ressocialização dos mesmos, contribuindo assim para que não voltem a cometer delitos.
Este tipo de utilização da mão de obra não é comum no Brasil. Pode-se encontrar uma pequena utilização pelo setor privado e menor ainda no Público. Esse projeto modelo pretende trazer muitos benefícios para todos os envolvidos e servir como exemplo a ser seguido por outros municípios e demais entes públicos.
Iniciativas como esta são importantes não só para a redução de despesas da Prefeitura, mas também no cumprimento do papel social dos governos, por meio da ressocialização dos detentos e na melhoria dos serviços prestados à sociedade, promovendo a transparência e respeito aos cidadãos treslagoenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário