Pesquisar este blog

sábado, 8 de outubro de 2016

Fetam/RN alerta os municípios e servidores para o risco da Previdência Própria


Postado em  18/02/2014 - 13:45

O presidente da Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal no Rio Grande do Norte, Franicsco de Assis Gomes Filho, alerta os municípios e os servidores municipais sobre o risco da previdência própria municipal.
Segundo Francisco de Assis, com base em levantamento técnico feito pelo Dieese, a prefeituras municipais não tem como custear a previdência por mais de cinco anos, colocando em risco o futuro financeiro (aposentadoria) dos servidores públicos municipais.
Citou o exemplo de Mossoró, que instalou a previdência própria há pouco tempo. Segundo ele, com o número de aposentadoria aumentando, a tendência era em no máximo cinco anos a instituição não ter mais recursos suficientes para cobrir a Previdência própria.
Porém, por interferência do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, a Prefeitura fez os repasses e esta previsãos de estrangulamento da instituição (Previdência Própria aumentou para 8 anos). "É um risco muito grande financeiro para o municípo e para os servidores", destaca.
Um exemplo de Previdência Própria Municipal quebrada, citado por Francisco de Assis, pode ser observado em Alexandria, que implatou o sistema há cerca de 13 anos. "No início, deu para pagar os aposentados direito, mas com o passar do tempo, aumentou o número de aposentados e acabou o dinheiro", explica.
Já com Previdência Própria implantada e registradas oficialmente existe 14 municípios no Rio Grande do Norte. Já sem ser oficialmente registrada, existe pelo menos mais 35 Prefeituras. "Queremos garantir o direito do servidor público municipal", acrescenta.
Campanha Estadual
No próximo dia 21 de fevereiro, a Fetan/RN vai realizar o lançamento da Campanha Estadual de Lutas em Defesa dos Servidores Públicos municipais do Rio Grande do Norte, em evento agendado para o Plenarinho da Assembléia Legislativa, em Natal.
A solenidade está prevista de começar às 9h, com a presença da classe politica e principalmente dos representantes dos servidores públicos municipais. Entre outras questões que serão debatidas, o destaque é o risco da Previdência Previdência Própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário