Pesquisar este blog

domingo, 7 de novembro de 2010

CPMF: A primeira punhalada de Dilma nas costas do povo!

Iranilson Alves da Silva é jornalista e acadêmico de Direito de Araçatuba (SP). Email: iranilson.iranilson@bol.com.br

"Todo político é igual", "Todo político não presta", "São todos corruptos", "São todos ladrões", "Todos políticos enganam e mentem para o povo". Estas são as frases cunhadas, batidas e conhecidas sobre os políticos de uma forma geral. Na preferência das entidades ou instituições que gozam de prestígio, respeito e admiração junto a opinião pública, de longe os políticos ocupam os piores lugares na escala de opção. Não é prá menos! Claro! existem políticos sérios, honestos, corretos. São a minoria e pouco ou nada podem fazer para mudar esta perfomance negativa desta classe tão importante pois lida com o destino de milhões de pessoas, agem em nome de uma sociedade que muitas vezes vota, dá um verdadeiro cheque em branco assinado esperando bons investimentos e retorno à cerca dos trilhões de impostos arrecadados deste povo trabalhador que carrega nas costas tal qual um calvário, a maior carga tributária do mundo! E o que o cidadão normalmente assiste, vê? Um congresso parado há meses por causa das eleições, vazio e não votando nada ,mas que custa aos cofres públicos cerca de R$ 2 milhões por mês! Deputados que perderam, não conseguiram se reeleger estão contando os minutos para o recesso de olho apenas e tão somente no contracheque mensal. Outros, reeleitos em férias, gastando por conta dos próximos anos de intensa fartura!

Mal se passou uma semana após o 2º turno presidencial, eis que Dilma Rousseff presenteia o povo com um algo nada agradável, dificil de digerir. A volta da CPMF. Claro, a ilustre presidente com ar de candura cínica diz que "são os governadores eleitos" que querem a volta deste imposto maldito para atenderem a saúde pública nos estados. Se bem lembramos, nos debates, de forma incisiva, contudente, Dilma sempre replicava dizendo: "eu vou fazer....vou acontecer....vou..." Parecia ter recebido de Lula uma varinha mágica para resolver todos os problemas nacionais. Dilma batia no peito de forma arrogante e dizia que o Brasil hoje não deve mais nada ao FMI e até está emprestando. Anunciava que temos reservas internacionais de quase 300 bilhões de dólares! Que o Pré-Sal é o passaporte para o futuro, para o progresso! Enfim, não só Dilma como a maioria dos candidatos, durante o pleito parecem serem filhos diretos de Midas e à um simples toque resolvem tudo e todos os problemas.

Dois governadores eleitos, ambos do PSB, Cid Gomes do Ceará e seu colega pernambucano, aparecem dias depois do resultado e lançam, no ar o pedido da volta da CPMF. Numa clara traição ao povo, esses dois governadores, servindo apenas de "mão de gato", autênticos bonecos à serviço da nova presidente, anunciam esta triste novidade para o país. Será que algum deles mencionou isso durante a campanha eleitoral ? Será que disseram ao povo que iriam pedir a volta deste malfadado imposto? Claro que não!!! Agora até mesmo Lula depois que deixar o cargo irá correr atrás desses R$ 40 bilhões! Ninguem mencionou a palavra CPMF em seus programas. Ninguem anunciou ao eleitor que caso eleito iria lutar pela nova cobrança dessa verdadeira praga tributária! É de fato uma punhalada nas costas do povo, do eleitor!

É evidente que o Planalto e a própria candidata eleita deu sinal verde para que esses políticos retirassem do baú este tema desagradável, ou seja, o aumento de impostos! O povo brasileiro não suporta, não aguenta mais pagar qualquer tipo de imposto. Seja qual for! O certo, o correto, o honesto seria o governo anunciar cortes em suas ilimitadas despesas. Os políticos deveriam ter vergonha na cara e lutarem em Brasília pela diminuição do peso desta carga tributária. Propor aumento de impostos na verdade é um convite à gastança pública. Certos de que vão arrecadar mais, os governantes certamente vão gastar mais. É facil jogar nas costas do povo, do empresariado, do trabalhador o aumento de impostos. Mas fica aí a lição ao eleitor, confiar no Lula, nessa candidata apresentada como um produto pré-cozido, maquiada, toda embelezada para enganar, para trair o eleitor. Não foi por falta de aviso.

Iranilson Alves da Silva é jornalista e acadêmico de Direito de Araçatuba (SP). Email: iranilson.iranilson@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário