Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Governo do Estado pretende adiar reajuste de professores

Campo Grande News

(Foto: Reprodução)
Segundo a governadora em exercício, Rose Modesto (PSDB) o governo está avaliando a possibilidade de adiamento do reajuste do piso salarial dos professores da rede estadual de ensino para agosto. Ela prometeu que qualquer decisão será tomada através de diálogo com a categoria.

De acordo com o portal de notícias Campo Grande News, no início da semana, dez Estados e municípios enviaram documentos à presidente Dilma Roussef (PT) pedindo o adiamento e que o índice de reajuste seja 7,41% e não 11,36%, conforme a lei.

“A Secretaria de Administração já está analisando o impacto desse reajuste na folha. Agora, independente disso, nosso desejo sempre foi valorizar este profissionais e vamos fazer o possível para garantir isso”, comentou.

JUSTIFICATIVA

A justificativa para o pedido de adiamento é que o contexto de crise econômica torna o reajuste insustentável nesse início do ano.

O piso salarial dos docentes é reajustado anualmente, seguindo a Lei do Piso, que vincula o aumento à variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.
Nos últimos cinco anos, o valor por aluno subiu 87%, e o piso do professor 37%.

Já os municípios afirmam que a situação atípica de 2015, com retração da economia, "precisa ser levada em consideração na fixação do índice de reajuste do piso, de forma compatível com as finanças dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios”, de acordo com o documento da CNM.

MEC

O MEC informou que instituiu o fórum para discutir a questão do piso dos professores e lembrou que a atualização no mês de janeiro está prevista em lei. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário