Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de maio de 2017

Após Sinted rejeitar proposta, Prefeitura segue diálogo em busca de acordo sobre reajustes


A reunião, que contou com secretários municipais, também teve a presença advogado do sindicato, Dr. Ronaldo Franco

SINTED-Reuniao Gab (1)
SINTED-Reuniao Gab (1)
Uma nova reunião foi realizada, nesta quinta-feira (27), entre secretários da Prefeitura de Três Lagoas e representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTED). O tom do encontro foi a continuidade do diálogo sobre o reajuste do salário da classe.
A proposta feita anteriormente pelo município foi aceita no primeiro momento pela representação do sindicato, por meio da presidente Maria Diogo e demais membros presentes na reunião, lavrada em ata e assinada por todos. Posteriormente, porém, o Sinted rejeitou o reajuste conforme definição em assembleia da categoria. Dessa forma, a Prefeitura de Três Lagoas entende que não descumpriu nenhum acordo.
Entenda o caso
Em dezembro de 2014, foi aprovada a lei 2.869, que compete um aumento gradativo aos professores anualmente. A questão é que a própria gestão naquele período não pôde cumprir com a mesma lei no ano seguinte. O cumprimento do escalonamento proposto na referida lei compromete o orçamento da Administração de forma insustentável.
Posicionamento da Prefeitura
A Prefeitura de Três Lagoas transmitiu ao Sinted e oficializou o interesse do Município em rediscutir os índices previstos na lei e tentar, assim, encontrar um consenso.
A insustentabilidade da referida lei é notória, inclusive pelo jurídico do Sinted, que observa a dificuldade dos municípios em enfrentar a atual crise econômica. “Existe uma crise no país e quem mais sofre com a crise é o município, por que ele é quem tem maior dificuldade em tributar”, ressaltou Cassiano Rojas Maia, secretário municipal de Finanças.
A Administração de Três Lagoas sinalizou o desejo de continuar as conversações e, por isso, responde ao ofício protocolado pelo sindicato questionando sobre a possibilidade de discutir os índices do reajuste a fim de encontrar um acordo que contemple a classe dos profissionais de educação e não comprometa o orçamento do município. A prefeitura aguarda a resposta da categoria.

Fonte: Diretoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário