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segunda-feira, 21 de março de 2011

Curso de Especialização em Educação Infantil  discute Identidade Profissional e o Trabalho Docente na Educação Infantil


Que a Educação Infantil Brasileira, passa por dificuldades, todos os Educadores que trabalham nos Centros de Educação Infantil, na cidade de Três Lagoas/MS, tem o devido conhecimento e vivem essa dura realidade. Ressalto que este é um problema de longos anos e que a UFMS, através de seu Competente Corpo Docente ligado a esta área, uniram-se para conscientizar e preparar Profissionais e trabalhadores em educação de maneira geral, com intuito de corrigir distorções e melhorar a qualidade do atendimento e das atividades propostas para as crianças no estado de Mato Grosso do Sul, visto que o Curso de Especialização em Educação Infantil, com nível de Pós Graduação que  está sendo oferecido em Três Lagoas, contempla outros municípios do Estado, como Campo Grande e Corumbá, onde a Drª Ana Lúcia Espindola (Coordenadora Adjunta), esteve participando em uma banca de mestrado e depois dando aula no mestrado em educação social. Vale ressaltar que a ausência desta Profissional no Campus I em Três Lagoas, foi sentida por todos os Cursistas. 

Fabiano, Juvenal Moreira, Drª Mônica Vasconcellos, Olíria Zuque, Juliana e Célia Burgel
Neste final de semana (18 e 19/03), os trabalhadores em Educação Infantil, na cidade de Três Lagoas, discutiram a Identidade Profissional e o Trabalho Docente na Educação Infantil, onde se fez presente a Profª Drª Mônica Vasconcellos, responsável pela regência do tema elencado e que teve  o  seu profissionalismo e dedicação como exemplo a serem seguidos pelos educadores presentes na sala de aula. A Profª Drª Mônica Vasconcellos, mostrou através do seu dinamismo que o Profissional, além do talento necessita de algo a mais, como: Planejamento, respeito pelo educando, cumplicidade, conteúdo adequado com a faixa etária, amor pelo que faz e muita dedicação.
Cursistas fazendo trabalho em dupla
Durante as aulas, sexta feira e sábado o dia inteiro, foram debatidos os cuidados com as crianças pequenas no contexto educacional. A Gestão e divisão social do trabalho nas instituições de educação infantil. A relação com a família e com a comunidade na educação infantil e a formação e valorização do professor na educação infantil.
Diante de tantos estudos que vão de encontro com a proposta da UFMS, os Pós Graduandos, fizeram a leitura e comentaram três excelentes textos:  1} um artigo de GAUTHIER, Clemont. Por Uma Teoria da Pedagogia. O 2º  de IMBERNÒN, Francisco, Formação Permanente do Professorado, São Paulo, 2009 e o 3º de Manoel Fernandes de Souza Neto: O ofício, a oficina e a profissão, onde os alunos fizeram uma belíssima reflexão sobre o lugar social do professor. Vale realçar que a Drª Mônica, enfatizou muito sobre a professora de creche, a docência e o gênero feminino na Educação Infantil.

Confira fotos: 




Observe debaixo da carteira que até uma Gatinha se fez presente

























 A hora do lanchinho é sagrado, confira!











Até o próximo encontro nos dias 01 e 02 de Abril/2011


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