Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de março de 2011


Chuva faz Cesp abrir vertedouros de usinas

 Créd.: Arquivo
REGIÃO - A Companhia Energética de São Paulo (CESP) abre nesta sexta-feira (4), o vertedouro da usina hidrelétrica Três Irmãos, no rio Tietê, próximo à foz no rio Paraná. A operação é necessária pelo aumento do volume de água que tem chegado à bacia hidrográfica do Tietê em decorrência da frente fria que atua na região, provocando chuvas de média a alta intensidade, ocasionalmente.

Os vertedouros das demais usinas localizadas no Tietê acima de Três Irmãos já estão abertos desde a última terça-feira, dia 1º. A Usina Jupiá, no rio Paraná, iniciou a abertura do vertedouro ontem (3), com descarga prevista de 8.500 metros cúbicos por segundo.

O vertedouro da Usina Ilha Solteira, também no rio Paraná, será aberto hoje (4), na posição mínima apenas para controle operacional do nível de armazenamento do reservatório, em decorrência do aumento das afluências previstas para os próximos dias. A descarga prevista para ontem (3) era da ordem de 5.200 metros cúbicos por segundo.

A Usina Porto Primavera, também no rio Paraná, está com as comportas abertas desde 17 de janeiro para a manutenção de nível. A descarga prevista para ontem era da ordem de 9.500 metros cúbicos por segundo e poderá evoluir nos próximos dias para 11.000 metros cúbicos por segundo, dependendo das vazões afluentes.

O controle de abertura de comportas de hidrelétricas no Brasil é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e é adotado para manter os níveis recomendados no Plano Anual de Prevenção de Cheias (PAPC) do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Bacia do rio Paraíba do Sul

O reservatório da Usina Paraibuna (no rio Paraibuna) no dia 3 esteve com descarga média de 41 metros cúbicos por segundo. A Usina Jaguari está com descarga média de 90 metros cúbicos por segundo. Ambas as usinas ficam na bacia do rio Paraíba do Sul e sofrem as consequências da atuação da frente fria na região sudeste que também intensifica as chuvas nesta bacia.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário