Pesquisar este blog

sábado, 9 de julho de 2011

Dois profissionais em Educação Física são eleitos para dirigirem os destinos da maior entidade Sindical do MS - FETEMS

Foto: Juvenal Moreira

A Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS) realiza na sexta-feira às 18 horas, a cerimônia de posse da nova diretoria vencedora da eleição realizada no dia 1° de Junho. O novo presidente é o professor Roberto Magno Botareli César, da cidade de Aquidauana que tem como vice-presidente, professora Elaine Aparecida Sá Costa, de Três Lagoas (ambos Professores de Educação Física). A FETEMS com 25 mil filiados é considerada a maior entidade sindical de Mato Grosso do Sul.


Candidato na chapa FETEMS cada vez mais forte o professor Roberto Botareli salienta que vai continuar o trabalho desenvolvido nos últimos seis anos pela diretoria e pelo professor Jaime Teixeira, atual presidente da entidade. "Vamos continuar negociando com o governo com os prefeitos para que a categoria tenha o maior avanço possível nesses próximos anos".

O professor Roberto salienta que um dos principais objetivos da gestão será fazer a FETEMS cada dia mais forte. "Precisamos nos fortalecer ainda mais para junto com os companheiros conseguirmos o maior avanço possível nos próximos anos".

Demandas

O novo presidente da FETEMS classifica como as maiores demandas da categoria em nível estadual, a reforma do estatuto do magistério, concurso público para professores e funcionários administrativos da educação e uma nova política salarial para os próximos três anos. "Hoje temos aproximadamente 7 mil docentes convocados na rede estadual, precisamos preencher ao menos parte dessas vagas através de concurso público", comenta.

Em relação aos municípios ele destaca a necessidade de implementar o piso nacional na REME. "Vamos participar das negociações com as prefeituras tendo em vista que somente 29 municípios pagam o piso salarial".
Como a prioridade nacional, o professor Roberto destaca o cumprimento da lei do piso e a implementação de 1/3 da hora atividade tanto na rede estadual como nas redes municipais.

Histórico

Com uma história de luta em defesa da escola pública e da valorização profissional dos(as) trabalhadores(as) em Educação, o professor Roberto Magno Botareli Cesar e a professora Elaine Aparecida de Sá Costa, com grande trajetória no movimento sindical da categoria e nas mobilizações pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Roberto, filho de professores da rede pública e da universidade pública, escolheu ser professor graças à vivência da rotina diária dos pais.
Com graduação em Educação Física, mudou-se em 1984 para Mato Grosso do Sul, onde lecionou em escolas públicas de Aquidauana e de Dois Irmãos do Buriti. Participa a 24 anos das lutas sindicais dos trabalhadores em Educação. Em 1993, participou da chapa vencedora do SIMTED de Aquidauana e se elegeu secretário.

Posteriormente, ocupou os cargos de tesoureiro e presidente do sindicato. Foi também conselheiro do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef) em Aquidauana, entre os anos de 1996 e 2000, e precursor da instalação das rádios comunitárias em Mato Grosso do Sul.

Em 2005, fez parte da chapa FETEMS Forte e foi eleito secretário de Finanças. Na Federação, teve papel determinante, tanto na conquista da política salarial e do Piso Nacional, como na presença da FETEMS nos municípios, fortalecimento da organização dos administrativos, na construção do Hotel de Trânsito e reforma do prédio da Federação.


Filiada a 25 anos no Sinted de Três Lagoas e sempre atuante, a professora Elaine Aparecida de Sá Costa, formada pela Escola Superior de Educação Física e Técnica Desportiva de Andradina/SP, ex-diretora da escola municipal General Nelson Custódio de Oliveira, com trajetória de luta sindical idêntica do Professor Roberto,foi Presidente do Sinted-Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Três Lagoas e Selviria, por dois mandatos consecutivos (maio de 2005 a maio 2011), seis anos; onde reconquistou a credibilidade da entidade, fortaleceu o movimento e construiu um belíssimo salão de eventos que leva o nome do saudoso Professor Elcio Lot Rigo, precursor do movimento sindical no Mato Grosso do Sul, ao lado de grandes lideranças. Hoje, além da vice presidência da FETEMS, ocupa o cargo de tesoureira do Sinted de Três Lagoas, ao lado da presidente Maria Aparecida Diogo, além de vice presidente do Conselho Municipal de Educação de Três Lagoas . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário