Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de julho de 2011

Seguem as oficinas do Projeto Rondon em Porto Murtinho


Foto: Divulgação

Iniciaram na segunda-feira (18) as atividades do Projeto Rondon em Porto Murtinho que prosseguem até o dia 28 de julho.  A tarefa dos 21 rondonistas vindos dos estados de Minas Gerais e Santa Catarina é vivenciar a realidade, interagirem com a comunidade e trocarem experiências diversas.
Com o foco voltado a capacitar professores, agentes públicos, formar multiplicadores, empresários, pequenos produtores rurais, micro - empreendedores e moradores da cidade os acadêmicos da Univali – SC e IF-sudoeste-MG estão animados e disponibilizando diversas oficinas.


Gestantes participam das atividades com os Rondonistas
Dia 18, na escola municipal Thomaz as acadêmicas da Univali, Bianca, Thais, Verônica, Paola, Bruna e Rosângela trabalharam os seguintes temas: trabalho, acolhimento, humanização do atendimento, saúde da mulher, câncer de mama e de colo de útero, pré-natal, puericultura, shantala e aleitamento materno juntos aos agentes comunitários de saúde e gestantes inscritas no programa - Mamãe Bebê de responsabilidade da secretaria de Assistência Social.
No Mercado do Produtor, o acadêmico do curso de Administração do  Instituto Federal Sudeste –MG - Campus Rio – Pomba,   Rafael Gomes  falou sobre importância e sanou diversas dúvidas sobre cooperativismo, associativismo e empreendedorismo.  Mais de setenta pessoas entre líderes, empresários, pequenos comerciantes, membros de cooperativas e artesãos do Projeto Caranda'y participaram desta oficina.
Várias áreas serão abrangidas neste processo de interação que engloba psicologia, educação física, medicina, enfermagem, farmácia, fonoaudiologia, pedagogia, agroecologia, zootecnia, ciências da computação, alimentos, laticínios, matemática e administração.
Os 16 estudantes estão agrupados em duas equipes, uma que trabalhará com o setor de educação, cidadania, direitos humanos e saúde e outra que estará com o foco voltado para meio ambiente, turismo, meio ambiente, trabalho e desenvolvimento local, no entanto as ações são interligadas.
Ao participar do Rondon estudantes e professores têm a oportunidade de conhecer a realidade brasileira, aprimorar sua formação e contribuir para o desenvolvimento local das comunidades. O Rondon foi criado em 11 de julho de 1967. Em 2005 recebeu nova configuração do governo federal, e, desde então, já levou mais de 9.800 rondonistas a cerca de 630 municípios brasileiros.

 Fonte: Aurora Villalba/ Assessoria



Nenhum comentário:

Postar um comentário