Pesquisar este blog

sábado, 30 de julho de 2011

Jornalista presta homenagem ao saudoso Romeu de Campos


O jornalista Adilson Silva, prestou uma homenagem ao pai do diretor geral da emissora Rádio Caçula de Três Lagoas, Romeu de Campos Júnior.
Romeu de Campos foi o pioneiro e criador da 1º emissora de rádio AM no município. Veja a matéria publicada no site Correio de Três Lagoas.

26/07/2011 - Adilson Silva


Saudade de Romeu de Campos


Dia 26 de Agosto de 1.992 o rádio três-lagoense perdeu o empresário Romeu de Campos - diretor - proprietário da Rádio Caçula.Sua morte foi decorrente de um aneurisma que com um efeito colateral resultou também na paralisação dos rins.
Romeu de Campos, natural de Aquidauana/MS, foi militar do Exército e radiotelegrafista durante muitos anos em Três Lagoas onde em 14.11.1955 fundou a Rádio A Voz da Caçula Ltda, hoje denominada Radio e Televisão Caçula Ltda. A emissora entrou no ar em 1960.

"O que posso dizer em relação ao meu pai, é que ele foi um desbravador, um sonhador que fazia realidades, um verdadeiro batalhador, haja vista que na ânsia de ter uma emissora de rádio do seu jeito particular, fabricava de forma artesanal todos os equipamentos utilizados na emissora e cito como exemplos, mesa de som, toca – discos, maletas de transmissão esportiva e outros.
Hoje eu tenho como relíquia, o primeiro transmissor artesanal da Rádio Caçula e fabricado por meu pai como radio técnico, um transmissor aprovado pelos técnicos do antigo Dentel - Departamento Nacional de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, o que possibilitou a ativação da Rádio Caçula em 1.960.
Meu pai foi criativo e genial por ter superado todos os obstáculos que lhe surgiram à época e principalmente por ter conseguido ativar e manter no ar durante décadas sem muitos recursos financeiros, esta importante emissora chamada Rádio Caçula", declara Romeu de Campos Júnior, filho do homenageado, e que nos últimos anos assumiu a direção da emissora modernizando o jornalismo, a sua programação e informatizando cem por cento a Rádio Caçula.

A minha iniciação no meio jornalístico aconteceu por intermédio do meu homenageado de hoje. Eu tenho vinte e quatro anos de radio jornalismo e credito essa conquista, primeiro ao meu Senhor que é digno de toda honra e toda glória. Depois, ao senhor Romeu de Campos que me escolheu para ser um dos primeiros repórteres da Rádio Caçula.
Percebendo que eu fiquei apreensivo com a proposta, ele me pediu então que eu fosse para os bairros, e o ápice dessa minha nova carreira aconteceu em 1.987 quando enviado para as ruas tinha a missão de fazer a seguinte pergunta ao povo:
Em quem você votaria para prefeito se as eleições fossem hoje?
A maioria esmagadora respondeu que votaria em Miguel Tabox - PTB e as entrevistas foram veiculadas no programa "Vale tudo", levado ao ar pela Rádio Caçula na hora do almoço.


Em 1.988, houve a minha consagração como repórter, porque as estatísticas das urnas confirmaram exatamente aquilo que a Rádio Caçula tinha previsto através de pesquisas eleitorais, ou seja, Miguel Tabox seria o novo prefeito de Três Lagoas a partir de janeiro de 1.989.
Fazendo um pequeno parêntese a título de história, o sr. Romeu foi a primeira pessoa que colocou um sinal local de televisão na cidade, na época era ainda a Manchete e o SBT onde o programa domingueiro era o programa do Silvio Santos. Confessando nessa matéria, poucas pessoas sabem que diante da grande amizade que possuía com Miguel Tabox, Romeu transferiu todo o seu equipamento e as licenças para a Prefeitura Municipal a fim de prestigiar a nova administração municipal. Romeu não teve tempo para reaver para si esses canais porque faleceu poucos meses antes do final do mandato de Miguel Tabox, conforme era o combinado.
Em dezembro de 1.988 fui trabalhar como repórter em uma outra emissora e ganhei de presente do senhor Romeu de Campos, o gravador usado nas pesquisas de intenção de voto feitas por mim.


A convite dele, entre 1.982 e 1.988, eu e todo corpo de funcionários da Rádio Caçula participamos de várias confraternizações na casa do seu filho Romeu de Campos Junior, eventos dos quais sou muito saudosista por sinceridades que nos envolveu como seres humanos humildes que fomos e/ou somos e por isso eu credito ao senhor Romeu de Campos a minha paternidade jornalística.


Romeu de Campos nasceu no dia 16 - 12 - 1.923 e faleceu no dia 26 - 08 - 1.992.
Viúva; Olinta Campos. Filhos; Romeu de Campos Júnior, Roberto Carlos de Campos e Arlete Campos. Nora; Antônia Aparecida de Souza Campos e Vera Campos. Netos; Fábio Campos e Marco Campos.

Fonte: Correio de Três Lagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário