Pesquisar este blog

sábado, 10 de dezembro de 2016

Mais de mil estabelecimentos comerciais são notificados pelo Corpo de Bombeiros


Falta do alvará de funcionamento e irregularidade na sinalização da saída de emergência foram os principais problemas no comercio , em Três Lagoas



Mais de mil estabelecimentos comerciais foram notificados pelo 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Três Lagoas devido irregularidades, somente neste ano. Os principais problemas encontrados foram documentos vencidos e a falta da certificação para funcionamento, que é o alvará emitido pela corporação. Também foram encontrados extintores vencidos, ausência ou irregularidade na sinalização da saída de emergência, como também a falta de iluminação.
“Apesar dos casos simples, em uma situação de ocorrência, como de um incêndio, por exemplo, eles serão preponderantes para a evacuação do local e também da entrada da nossa equipe de combate a incêndios”, explicou o tenente do Corpo de Bombeiros, Samuel Pedrozo. Com o objetivo de orientar os comerciantes sobre as normas de segurança e promover fiscalização, os bombeiros iniciaram nesta quarta-feira (7) uma operação de vistorias em estabelecimentos comerciais da área central.
A operação segue até esta quinta-feira (8) e mais de 30 lojas devem ser fiscalizadas pelos militares.  O tenente ressalta que com a chegada das festas de fim de ano, o fluxo de pessoas no comércio aumenta, e os riscos também. Em um ponto comercial, por exemplo, o extintor estava colocado no lugar adequado, mas o problema era o acesso. Uma estante cheia de produtos para comercialização atrapalhava a passagem, o que comprometia o uso do extintor em caso de emergência.
O proprietário da loja destacou a importância da fiscalização. “É um trabalho que deve ser realizado sempre. Pelo menos se mantém a integridade de toda a área central”, declarou Ricardo Sampaio. Essa é a segunda vez, neste ano, que o Corpo de Bombeiros realiza vistorias em lojas. Na manhã desta quarta, um estabelecimento comercial foi flagrado funcionando sem a certificação.
De acordo com o tenente Samuel Pedrozo, as lojas serão notificadas e terão prazo de 30 dias para se adequarem às normas. Caso a situação não seja regularizada, o comerciante poderá ser multado e o estabelecimento comercial interditado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário