Os secretários do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), foram empossados durante solenidade realizada na noite desta quinta-feira (1º) no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande.
Das 13 vagas do primeiro escalão, 12 já estão ocupadas. O único nome que ainda não foi definido foi o da Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar.
Foram empossados Eduardo Riedel, Secretário de Governo e Gestão Estratégica;
Sérgio de Paula, Secretário da Casa Civil;
Marcio Monteiro, Secretário de Fazenda,
Carlos Alberto de Assis, Secretário de Administração e Desburocratização;
Nelson tavares, Secretário de Saúde;
Maria Cecilia Amendola da Motta, Secretária de Educação;
Maria do Carmo Avesani Lopez, Secretária de Habitação;
Jaime Verruck, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente;
Professora Rose (PSDB), vice-governadora, Secretária de Direitos Humanos, Inclusão e Assistência Social;
Athayde Nery, Secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação;
Ednei Marcelo Miglioli foi o escolhido para ser secretário de Estado de Infraestrutura. e
Silvio Cesar Maluf, Secretário de Justiça e Segurança Pública.
Além dos secretários, Azambuja empossou o procurador-geral do Estado, Adalberto Neves, e anunciou e deu posse aos titulares de fundações e autarquias do segundo escalão.
Wilton Melo Acosta assume a Fundação do Trabalho (Funtrab),
Gerson Claro fica no comando do Departamento Estadual de Trânsito (Detran),
o ex-prefeito de Porto Murtinho Nelson Cintra fica na Fundação de Turismo (Fundtur),
O ex-prefeito de Sidrolândia Enelvo Felini na Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e,
Rodrigo Mendes Ribeiro é o novo titular da Subsecretaria de Comunicação.
Posse
Pouco antes, Reinaldo Azambuja e a vice-governadora Professora Rose (PSDB) foram empossados na Assembleia Legislativa.
Pouco antes, Reinaldo Azambuja e a vice-governadora Professora Rose (PSDB) foram empossados na Assembleia Legislativa.
Após o Hino Nacional, o tucano fez um juramento em respeito à Constituição sul-mato-grossense e foi aplaudido pelas autoridades e pelos convidados.
No discurso de posse, Reinaldo Azambuja lembrou de sua família, de sua história e se emocionou ao lembrar do pai, já falecido.
Depois do discurso do novo chefe do Executivo, o presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos (PMDB), encerrou a sessão de posse, que durou menos de uma hora.
Depois da solenidade, o governador concedeu entrevista em coletiva de imprensa no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Campo Grande.
O tucano afirmou que tomará providências imediatas para a contenção de despesas em seu governo.
Azambuja anunciou ainda a diminuição de seu salário. “Reduzimos pela metade para mostrarmos que nós teremos um início de governo de grandes contenções de despesas”.
Após a posse, Azambuja e Professora Rose (PSDB) seguiram para a Governadoria, onde o chefe do Executivo recebeu a faixa governamental do ex-governador André Puccinelli (PMDB).
O ato foi realizado na sacada da Governadoria.
Diplomação
O governador e a vice-governadora foram diplomados no dia 15 de dezembro de 2014, durante solenidade realizada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), em Campo Grande.
O governador e a vice-governadora foram diplomados no dia 15 de dezembro de 2014, durante solenidade realizada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), em Campo Grande.
Durante o evento, foram diplomados, ainda, a senadora eleita por Mato Grosso do Sul, Simone Tebet (PMDB), 8 deputados federais e 24 deputados estaduais.
Eleição
Reinaldo Azambuja e Professora Rose (PSDB) foram eleitos no segundo turno das Eleições 2014 em Mato Grosso do Sul, com 741.516 votos, que corresponde a 55,34% dos votos válidos.
Reinaldo Azambuja e Professora Rose (PSDB) foram eleitos no segundo turno das Eleições 2014 em Mato Grosso do Sul, com 741.516 votos, que corresponde a 55,34% dos votos válidos.
Os tucanos venceram em 42 dos 79 municípios do estado. De acordo com o TRE-MS, Azambuja teve melhor desempenho na cidade de Cassilândia, onde obteve 69,48% dos votos válidos, pouco mais que Rochedo, onde obteve 69,39%.
Nascido 1963, em Campo Grande, Azambuja iniciou a vida profissional no setor do agronegócio, como pecuarista.
Começou sua carreira política em 1996, quando foi eleito prefeito de Maracaju, cidade a 157 km da capital sul-mato-grossense.
Foi reeleito em 2000. No último mandato, assumiu a presidência da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul).
Em 2006, foi eleito deputado estadual e, em 2010, deputado federal. Em 2012, disputou a Prefeitura de Campo Grande e ficou em terceiro lugar no computo geral dos votos.
Professora Rose nasceu em 1978, em Culturama, distrito da cidade de Fátima do Sul.
É bacharel em história e já foi vereadora de Campo Grande.
Tem diversos projetos ligados à área social e educação, políticas de proteção às mulheres e combate à violência contra crianças.
Ela é autora das leis “Antibullyng nas Escolas”, “Bolsa-universitária”, “Férias no Ceinf” e de leis de proteção à mulher, como o “Botão do Pânico” e de “cirurgias reparadoras para vítimas de violência”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário