Pesquisar este blog

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Comissão vai acompanhar hospital Auxiliadora


Presidente, Jorginho do Gás, determinou, na última sessão, a criação de uma comissão especial para acompanhar a prestação de serviços, assim como a aplicação de recursos públicos no Hosp ...

 Câmara terá comissão para acompanhar investimentos públicos no hospital Auxiliadora

O presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas, Jorginho do Gás, determinou, na última sessão, a criação de uma comissão especial para acompanhar a prestação de serviços, assim como a aplicação de recursos públicos no Hospital Auxiliadora. 

O objetivo, segundo ele, é que os parlamentares entendam como foi a movimentação de 2014, quanto aos recursos repassados pelo município, governo do Estado e Sistema Único de Saúde (SUS), e quais os projetos para 2015.

O presidente nomeou os vereadores Jorge Martinho, Marisa Rocha e Sirlene da Saúde para compor a comissão especial e solicitou que elaborem relatórios periódicos sobre a situação, para que os outros parlamentares tenham conhecimento. “Temos que dar guarida tanto para o atendimento particular quanto para o público, que é a maior parte”, avaliou Jorginho do Gás.

A decisão foi anunciada após o vereador Jorge Martinho defender um requerimento apresentado por ele, por meio do qual solicita a prestação de contas oficial da instituição com relação à aplicação das verbas provenientes dos repasses do Fundo Municipal de Saúde, ou seja, recursos de ordem pública.

 Ele citou, inclusive repasse de R$ 300 mil, do governo do Estado, e ponderou que são percebidos investimentos na reforma da fachada e dos setores de atendimento a convênios e particular, assim como melhor aparelhamento destes, em detrimento dos setores que atendem pelo SUS.

“O SUS é o maior patrão do hospital e temos que entender estes custos. Esta comissão é oportuna, inclusive porque acaba vindo para a Câmara aprovar repasses aditivos ao hospital. Por isso, temos que conhecer profundamente os custos”, defendeu Martinho.

O parlamentar ainda relatou que tem recebido reclamações de usuários sobre as instalações das enfermarias, dos banheiros e até dos baixos salários, que não mantêm funcionários de maior capacitação. “Temos que deixar tudo bem claro para que os recursos atendam as pessoas que mais precisam”, disse.

O vereador Klebinho informou que, em outubro do ano passado, ele e a vereadora Sirlene visitaram o hospital para verificar se recursos de emenda parlamentar federal, destinados a reformas no SUS, estavam sendo gastos em reforma na área particular. “Fomos informados que o recurso investido era do próprio hospital e que o recurso federal só seria liberado após o período eleitoral e ainda não fomos informados se isso aconteceu”, esclareceu.


Sirlene ainda ponderou que existe um compromisso de melhorias no setor de oncologia e que todos estes assuntos poderão ser esclarecidos pela comissão criada por Jorginho do Gás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário